(Reprodução / Internet)
A demora para a emissão de passaporte tem incomodado os mineiros, mas este não é um problema exclusivo de Minas Gerais, mas do Brasil. Segundo informou a Casa da Moeda do Brasil (CMB), responsável pela produção de passaportes no país, o orgão tem enfrentado problemas com um dos fornecedores de matéria-prima (capa) para a confecção do documento.
De acordo com a CMB, a falta de material e demora na produção é consequência de um aumento inesperado de solicitações entre o segundo semestre de 2015 e o início de 2016. Com isso, o prazo de entrega que era de seis dias, passou a ser de 30 a 40 dias, conforme informa o site da Polícia Federal, responsável pela emissão do passaporte.
A previsão fornecida pela PF é de que a situação se normalize completamente até o final do mês de julho. Já a Casa da Moeda afirma que o prazo foi reduzido de 30 para 20 dias e que, a partir do dia 21 de junho o tempo de espera será de 10 dias.
Por isso, a alternativa oferecida pela Polícia Federal é que, aquelas pessoas que tem viagens marcadas para os próximos dias solicitem o passaporte de emergência, que tem uma taxa maior do que o normal, mas é entregue em aproximadamente três dias.
Mais informações sobre documentação necessária, prazos, como fazer a solicitação e outros detalhes podem ser encontradas no site da PF. Em Belo Horizonte, os postos de atendimento são o Uai Praça 7 e a Polícia Federal, no Anchieta.