Vancouver, maior área metropolitana no Oeste do Canadá, é o destino de 22 estudantes e de dois professores do ensino médio da rede pública estadual, que partem rumo a novos aprendizados. O embarque acontece no próximo sábado (20) e o retorno será no dia 16 de agosto.
Além de aproveitar as belezas da cidade, o grupo vai para a sala de aula aprender inglês. Será a primeira viagem internacional da maioria dos jovens. Os alunos estudarão o idioma em quatro escolas de Vancouver, no período da manhã.
Na parte da tarde, eles terão atividades culturais nas escolas. Famílias canadenses vão hospedar a comitiva mineira. O intercâmbio é uma parceria entre os Governos de Minas e do Canadá.
Seleção
“Acesso pela internet o tempo todo as fotos de Vancouver, porque quero conhecer esses lugares. Isso será possível depois de aproveitar bem as aulas. Será uma grande oportunidade de aprofundar meus conhecimentos em inglês”, comemora Felipe Nunes, 16 anos, um dos selecionados.
Para conquistar a vaga, ele passou por vários testes de seleção. Estudantes de 11 escolas da rede estadual da Região Norte de BH, que cursam o 2º ano do ensino médio concorreram às vagas. O teste teve duas etapas. A primeira, foi a análise curricular. Os requisitos para se candidatar foram média global igual ou superior a 70% e média em inglês igual ou superior 80%.
Os habilitados foram entrevistados, individualmente, pela comissão coordenadora da edição tiveram avaliados conhecimentos geral e sobre o programa Reinventado o Ensino Médio, além de desempenho oral em língua inglesa.
“Fiquei feliz demais com a oportunidade. Vai ser muito interessante essa troca de experiência, pois vou poder levar um pouco da nossa cultura para eles e trazer um pouco da deles. Essa troca é muito importante, porque as informações culturais de outros países que chegam até nós são muito limitadas”, explica o estudante Pablo Henrique de Moura e Silva. O adolescente de 16 anos é um dos três alunos da Escola Estadual Maria Luiza Miranda Bastos selecionados para o intercâmbio.