38ª edição da Semana de Aleijadinho tem início amanhã

Hoje em Dia
15/11/2015 às 15:47.
Atualizado em 17/11/2021 às 02:29
 (Eduardo Trópia)

(Eduardo Trópia)

A partir desta segunda-feira (16) até o próximo dia 21, a cidade histórica de Ouro Preto vai lembrar o aniversário de morte do mestre da arte barroca no Brasil, Antonio Francisco Lisboa. Com o tema “Escultura, Arquitetura e Pintura nos Caminhos das Minas: Aparência e Realidade”, a 38ª Semana de Aleijadinho tem como objetivo a difusão e fomento de pesquisas que promovam a preservação do acervo histórico brasileiro. O evento gratuito, é uma realização da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição e do Museu Aleijadinho, com diversas parcerias.

As atividades acontecem em diversos espaços que fazem referência ao contexto da arte na cidade patrimônio da humanidade. A Igreja de Nossa Senhora das Mercês e dos Perdões e a Igreja de São Francisco de Assis, por exemplo, trazem obras de Aleijadinho; além delas, as Casas da Cultura e do Folclore vão receberatividades do evento.

Uma novidade da 38ª Semana de Aleijadinho é a parceria firmada entre o evento e o grupo de pesquisa Perspectiva Pictorum, do curso de Pós-Graduação em História da UFMG, que realiza, a cada dois anos, o Colóquio Internacional sobre História da Arte. Em 2015, o Colóquio traz como tema “A Construção da Fantasia: Arquitetura e Pintura na Ordenação do Espaço Sagrado Tridentino”.

A homenagem a Aleijadinho continua com uma série de iniciativas direcionadas ao público infantojuvenil. A escritora ouro-pretana Maristela Moreira, por exemplo, vai lançar, durante a programação, o livro infantil “A Aventura do Mestre Antônio”.

De forma lúdica, a autora quer convidar os pequenos leitores a conhecer um pouco mais da história do mestre Antônio Francisco Lisboa e o Museu Aleijadinho. O livro traz ilustrações do cartunista Dinho Bento. Autora e ilustrador ministram, ainda, a oficina “Revelando as Aventuras do Mestre Antônio” a alunos da rede pública, tanto estadual quanto municipal.

O artista plástico Luciomar Sebastião de Jesus, por sua vez, também vai oferecer um workshop voltado para o público infantil. Em” Gênese Artística: Do Barro à Criação”, ele pretende apresentar, de uma maneira lúdica, como é o processo de criação de um rosto sacro na arte barroca. O artista fará, também, uma exposição em bronze, que contempla várias técnicas da produção das obras.

As apresentações musicais ficam por conta do cravista Antônio Carlos Magalhães, que faz sua primeira participação na Semana do Aleijadinho, e da Orquestra Ouro Preto, sob a regência do maestro Rodrigo Toffolo, que já é uma parceira tradicional do evento.

Serviço
38ª Semana de Aleijadinho – De 16 a 21 de novembro, em Ouro Preto. Entrada franca
 

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por