(Fernanda Carvalho/Hoje em Dia)
A Secretaria Municipal de Cultura de Belo Horizonte divulgou o resultado do edital Arte Urbana - Gentileza, que selecionou 40 trabalhos de arte urbana para a capital. O orçamento é de R$ 300 mil e cada proposta selecionada vai receber um prêmio de R$ 7,5 mil. A seleção foi realizada por uma comissão de representantes da sociedade civil e do poder público.
O projeto recebeu 198 inscrições de artistas individuais ou coletivos e foram selecionadas 40 propostas de murais artísticos de intervenção no espaço urbano, em diversas técnicas e linguagens. O resultado foi publicado no DOM (Diário Oficial do Município) da última quinta-feira (30).
Serão 15 novos grafites (37,5% das propostas selecionadas) espalhados e mais oito trabalhos de lambe-lambe (20%) e oito de muralismo (20%). O espaço urbano também receberá cinco intervenções de estêncil (12,5%), três de pintura livre (7,5%) e outras técnicas (2,5%).
Segundo a prefeitura, os trabalhos vão mudar a paisagem em diferentes partes da cidade e serão feitos em ruas, equipamentos públicos, viadutos, metrôs, escolas, praças e prédios em diferentes partes da cidade. Serão 10 trabalhos na regional Centro-Sul (25%), oito na Leste (20%), cinco na Noroeste (12,5%). As regiões Oeste e Venda Nova receberão quatro intervenções (10%) cada uma, e a Pampulha receberá três trabalhos artísticos (7,5%). Barreiro e as regiões Nordeste e Norte recebem duas propostas, o que representa 5% das obras, em cada uma dessas regionais.
"Agora, nessa edição que traz um novo nome e formato, o edital aponta para alguns avanços importantes. Um deles é a garantia de realização de, no mínimo, duas propostas artísticas em cada regional da cidade, a fim de contemplar toda a territorialidade do município, mas sem tolher os desejos dos artistas que puderam indicar os locais onde queriam realizar seus trabalhos", comenta Juca Ferreira, secretário municipal de Cultura.
Projeto Gentileza
O edital de Arte Urbana – Gentileza começou em 2017, como um movimento de estímulo a ações gentis com a cidade e com o cidadão. A inspiração veio da street art, considerando o talento dos artistas e a possibilidade de transformação da cena urbana em um ambiente agradável, poético, colorido, vivo. O projeto atua nos diversos campos que atravessam a cidade, como a Cultura, Educação, Saúde, Políticas Sociais, Política Urbana, Meio Ambiente, entre outros campos que têm sido estimulados a promover ações dentro do conceito de "gentileza".