(Divulgação)
A bolha em plástico, réplica da obra “A Casa é o Corpo”, da artista mineira Lygia Clark, instalada na boca de cena da passarela, foi a primeira pista deixada pela estilista Raquel Davidowicz para desvendar a coleção verão 2014 da sua marca Uma. Primeira a se apresentar, hoje, no último dia do São Paulo Fashion Week, a marca fez um desfile poético. Raquel foi impulsionada a criar uma coleção que pudesse dialogar tão bem com suas clientes como a interação da obra de Lygia e seus espectadores.
“Se a pessoa depois de fazer essa série de coisas que eu dou, consegue viver mais livre, usar o corpo de uma maneira mais sensual, se expressar melhor, amar melhor, comer mulher, isso no fundo me interessa muito mais como resultado do que a própria coisa em si que suponho a vocês”, disse Raquel, repetindo as palavras de Lygia no filme O Mundo de Lygia Clark, 1973 (Eduardo Clark).
A roupa de formas limpas e puras da Uma ganhou tempero artístico através de sobreposições de tecidos fininhos e nobres como a seda. Sobre a regata, outra regata, mais uma blusa e nada fica pesado. “São sobreposições que criam diversos planos”, reitera Raquel, que apostou na silhueta mullet (de comprimento maior na parte de trás de camisas e vestidos). A cartela neutra de preto, cinza, chumbo e branco foi iluminada por tons de amarelo nas regatas e blusas em seda de estamparia digital inspirada na escultura “Bichos”, de Lygia Clark. Em outro momento, a cor azul, apelidada de azul cristal e carbono, deixou sua marca em refrescantes peças.
Raquel se apropriou de triacetato, algodão, seda estampada, crepe de seda, acetato stretch e chiffon para desenvolver a coleção. No leque de novidades, sarja dublada com tule, que cria efeito sombreado, e neoprene picotado a laser, que simula tela. A roupa da Uma é descomplicada e sem elementos decorativos, perfeita para vestir mulheres magras e altas.