(Samuel Mendes/)
Arte e vida caminham quase sempre lado a lado. Então, para celebrar a primavera, que começa no próximo dia 23, o Grupo Atrás do Pano faz mais uma ação ousada: institui a “Mostra de Primavera”, de 13 a 28 deste mês, em sua sede (rua Dr. Lund, 632, Vila Aparecida, Nova Lima). A estreia fica por conta do espetáculo “Por Parte de Pai”, adaptação de obra do escritor mineiro Bartolomeu Campos de Queirós, levada a cabo pelo próprio Atrás do Pano, sábado, às 20h, e domingo, às 19h.
Trata-se, a bem da verdade, de um festival de teatro – com outras instigantes apresentações, todas gratuitas – e que atende, em especial, à comunidade José de Almeida, onde o grupo está instalado, mas que expande sua proposta às redondezas.
Antes, para esquentar esses dias restantes de inverno, será lançado o vídeo “O Carnaval das Grandes Figuras 2014” – nesta quinta-feira (11), às 15h30.
Integrante do Atrás do Pano e um dos organizadores da mostra, Paulo Thielmann destaca esse “casamento” entre primavera e a cultura. “É como se houvesse também uma florescência de espetáculos de arte, com a explosão de cores da primavera. E para viabilizar essa mostra, contamos com a colaboração e troca com todos os participantes envolvidos. Afinal, são parceiros deste e de outros processos. Assim, não há uma verba específica para a realização. O ‘180 Dias de Inverno’, da Afeta, e ‘Carolina, de Lorca’, do Grupo dos Dois; foram ensaiados aqui, em nosso espaço”, observa.
PLURALIDADE
Ele diz também que a Mostra privilegia a pluralidade e a diversidade. “Espetáculo que dialoga com as artes plásticas, a ‘Carolina de Lorca’ é resultado de processo de pesquisa e performance; o Paulinho Polika trabalha com bonecos, foi um dos fundadores do Grupo Atrás do Pano, não pertence mais, mas é nosso parceiro, inclusive no Carnaval”, ressalta.
Paulo destaca que o Grupo Atrás do Pano, com o espetáculo “Por Parte de Pai”, retoma a relação com a literatura, algo que começou há pelo menos dez anos.
“Em 2010, nos deparamos com o livro ‘Por Parte de Pai’, que fala da mineiridade, dos lugares interioranos de vida simples. É uma poética maravilhosa”, diz. Esse “flerte”, na verdade, teve início em 1994, segundo o artista, com o espetáculo “Tem Tudo Nessa Rua”, adaptado do livro homônimo de Marcelo Xavier, e seguiu com “A Toalha Mágica”, dirigido por Carlos Rocha, o Carlão.
SERVIÇO
MOSTRA DE PRIMAVERA – ATRÁS DO PANO
No Grupo Atrás do Pano (rua Dr. Lund, 632, Nova Lima), com entrada franca
Nesta quinta, às 15h30 – Lançamento do vídeo “O Carnaval das Grandes Figuras 2014”
Dias 13 e 14 – sábado, às 20h, e domingo, às 19h – “Por Parte de Pai” (Grupo Atrás do Pano)
Dia 20 – sábado, às 20h – “Carolina, de Lorca” (Grupo dos Dois)
Dia 21 – domingo, às 10h – “Na Roda” (Grupo Maria Cutia)
Dia 27 – sábado, às 20h – “180 Dias de Inverno” (Cia Afeta)
Dia 28 – domingo, às 10h – “Espetaclim” (Paulinho Polika)