"A Fantasia Exata" de Luiz Dolino no Inimá de Paula

Jaqueline da Mata - Hoje em Dia
09/07/2013 às 09:16.
Atualizado em 20/11/2021 às 19:53

Um resumo do trabalho dos últimos cincos anos do artista carioca Luiz Dolino pode ser conferido a partir de amanhã no Museu Inimá de Paula (rua da Bahia, 1201). Sua pintura é geométrica, mas com destreza de mestre Dolino conseguiu fugir do rigor matemático, motivo pelo qual batizou a mostra "A Fantasia Exata". O artista colocará em exposição, ainda, uma fotografia dele com Inimá de Paula, encontrada em seus guardados há cerca de 20 anos.

A maioria das pinturas (30 obras acrílico sobre tela) são apresentadas em suportes de média e grande dimensões: um metro de altura por um e meio de largura. Encantado com o espaço onde expõe pela primeira vez, Dolino diz que, se fossem pequenas, as obras se perderiam no cenário. "É uma coleção que me toca muito, pois mostra o que fiz nos últimos cinco anos", diz o pintor, que faz questão de ressaltar que quem conhece música perceberá um ritmo na leitura de seus quadros. "É um aspecto muito particular, visto meu vínculo com a música", enfatiza.

Esta exposição já passou por Brasília, São Paulo, Natal e depois de BH, onde fica até 8/8, segue para o Museu Oscar Niemeyer, no Rio de Janeiro. Na abertura da mostra na capital mineira será lançado um catálogo luxuoso com reprodução de 50 obras do artista, que já expôs em mais de 50 países.

Agenda cheia

Outras exposições entram em cartaz na cidade. A Galeria de Arte do BDMG Cultural (rua Bernardo Guimarães, 1600) recebe 25 pinturas de Cristina Machado, selecionada pelo programa Mostras BDMG 2013. A exposição "Grade de Proteção" reúne registros de um recorte da paisagem urbana, contextualizado a partir de fotografias que deram forma à pinturas, livro e vídeos. Os trabalhos poderão ser visitados de 11/7 a 4/8, diariamente, das 10 às 18 horas.

Já o Espaço Cultural do Banco Central (avenida Álvares Cabral, 1605) recebe a exposição "Topos e Logos", de Assunção Madureira. A mostra tem como tema os elementos da natureza, mostrando a atmosfera da vida interior da artista, avançando para a abstração pura. Visitas de 11/7 a 2/8, de segunda a sexta, das 9 às 17 horas.

Nesta terça (8) tem uma edição especial do projeto "Noites Tropifágicas" no The L.A.B. (rua Congonhas, 527), com a exposição de 12 telas da artista plástica e ilustradora espanhola Anna Göbel, que ganharam molduras-castiçais de ferro produzidas por seu marido, Du Azevedo. A mostra coloca as relações humanas e o desafio da comunicação no seu centro.

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por