(Samuel Costa)
Tímidos, eles se transformam quando começam a tocar e cantar. Mostram uma veia artística que nem sabiam que tinham. São os alunos do 4º ano da Escola Municipal Antônio Tereza dos Santos, de Betim, na Região Metropolitana de Belo Horizonte.
A instituição é uma das cinco finalistas, escolhida num universo de 100 escolas públicas de todo o Brasil, que participa do projeto “Reciclar é Show” (iniciativa da empresa Tang). A escola vencedora, entre outros prêmios, fará, no dia 20 de novembro, um show regido pelo maestro João Carlos Martins, no teatro Bradesco em São Paulo.
A votação, que pode ser feita até amanhã pelo portal do Esquadrão Verde(www.esquadraoverdetang.com.br), é aberta. Entrando no site, o internauta tem a possibilidade de assistir o vídeo, com duração de quase dois minutos, feito pelos meninos “artistas”.“Eles não tiveram dificuldades, pois a escola já proporcionava educação musical com aulas de coral e também de dança. Mas é sempre surpreendente”, elogia a educadora musical Jeanne Louise. Só de ter ficado entre as finalistas, a escola recebeu R$ 15 mil para serem utilizados na compra de material para as aulas de música.
Foram seis meses de trabalho, que começou com oficinas. Os alunos, explica a pedagoga da escola, Márcia Cristina Silvério, recolheram material reciclável e colocaram em um “reciclômetro“ enviado pela Tang.
A equipe campeã, além de subir ao palco no dia da entrega do prêmio, também vai participar de um projeto do maestro, que levará à escola aulas de formação musical dois dias por semana, durante um ano. A segunda instituição mais votada será beneficiada com o Projeto do Luthier (construtor de instrumentos musicais) Fernando Sardo, que ensinará como as crianças podem transformar materiais reciclados em instrumentos musicais.