"Amamos esse Estado", diz Luciano em entrevista exclusiva ao Hoje em Dia

Dupla é atração da Exposete nessa sexta-feira (12)

Vanessa Perroni
vperroni@hojeemdia.com.br
10/08/2016 às 17:17.
Atualizado em 15/11/2021 às 20:17
 (Divulgação)

(Divulgação)

Quando tocam em Minas, eles se sentem em casa. E não é para menos. “Temos título de cidadão mineiro”, diz Luciano, que amanhã sobe ao palco com o irmão Zezé di Camargo na 50ª Exposete, em Sete Lagoas. As raízes com o Estado não estão só no papel. Nada menos do que 40% dos shows da dupla acontecem por aqui. O mais recente, “Flores em Vida”, reúne hits e inéditas como “O Defensor” e tem espaço também para momentos solo, com Zezé interpretando “Everything I Do” (Bryan Adams) e “Caruso” (Lucio Dalla) e Luciano assumindo a primeira voz em “Do Seu Lado” (Nando Reis). Ao Hoje em Dia, os filhos de Francisco falaram dos 25 anos de carreira, da concorrência, e, claro, do sucesso. A íntegra da entrevista exclusiva com a dupla – que vai tirar uma selfie com o ganhador de promoção realizada pelo jornal – e a programação do evento, que segue até domingo no Parque de Exposições JK, você confere no hojeemdia.com.br.

 . Confira:


Vocês comemoram 25 anos de carreira. Quais foram os momentos mais marcantes dessa trajetória?
Zezé – Tivemos muitos momentos importantes, como a primeira vez que ouvimos “É o Amor” nas rádios de todo o Brasil. Quando fizemos turnês internacionais no Japão por algumas vezes, Europa, Estados Unidos. Quando cantamos com o rei Roberto Carlos. Quando levamos 6 milhões de espectadores aos cinemas em “2 Filhos de Francisco”. Além desse ano ser tema de uma das escolas mais importantes do Rio de Janeiro, a Imperatriz Leopoldinense, e levar o sertanejo pela primeira vez à Sapucaí.

Quais elementos são fundamentais para uma carreira longa e sólida?
Luciano -  O sucesso não tem segredo ou fórmulas. Respostas existem várias, mas quem de fato conquista o público sabe que não existe uma receita. Existe, sim, uma história. E tenho orgulho da que construímos.

Quais as maiores dificuldades enfrentaram na carreira?
Zezé - Quando existe respeito entre duas pessoas, a tendência é superar todos os desafios. Tudo que vem contra nós conseguimos suplantar.

Vocês viraram tema de filme e enredo para o carnaval. E, agora, parece que terão a história contada no teatro. Isso procede? Tem previsão para levar esse musical aos palcos?
Luciano – Sim. Estamos bem animados com o projeto. Será mais uma grande homenagem em nossa carreira.

O Zezé, em outras entrevistas, já disse ter vontade de escrever um livro. É um projeto que já saiu do papel? O que entrará nessa publicação?
- Na verdade, lançamos em 2007 o livro “Simplesmente Helena”, a história da nossa família pelo olhar da nossa mãe, Helena.

Quais são os planos da dupla daqui para frente?
- Em breve vamos lançar mais um CD.

Atualmente temos muitas duplas e bandas sertanejas surgindo no cenário musical. Muitas mesclam outros estilos como axé e forró. Como vocês percebem o cenário sertanejo hoje. Destacariam algum nome?
 Quando surgimos, no início do anos 90, aquele fenômeno era maior do que esse, mas com menos gente dentro do movimento. Naquela época, tinha especial na Globo de música sertaneja, o Leandro e Leonardo tinham um programa na emissora, havia umas cinco rádios FMs de música sertaneja no Rio. Hoje, só tem uma. As pessoas tem memória curta, mas o espaço era bem maior. 

Enfim, “Como um Anjo” e “Você Vai ver”, por exemplo, que são nossos sucessos, são cantados pelos novos sertanejos.

 Sorocaba, César Menotti & Fabiano e Gusttavo Lima fazem sertanejo. Os leigos saem divulgando este rótulo de sertanejo universitário, como já teve forró universitário e pagode universitário. Esses novos artistas fazem o sertanejo. Assim como aconteceu com a gente. Quando começamos, em 1991, fomos intitulados de new sertanejo e nós recusamos este rótulo. Houve uma peneira e ficaram os que tiveram o reconhecimento do público. O mesmo vai acontecer agora.

Qual a relação de vocês com o público mineiro?
.


Serviço: 
: Sete Lagoas: Central dos Eventos Shopping Sete Lagoas e Pátio Lagoa; Contagem: Buy Ticket Itaú Power Shopping; Belo Horizonte: Buy Ticket Shopping Cidade, Central dos Eventos Savassi e Shopping Pampulha, Nenety Eventos Shopping 5ª Avenida; internet: centraldoseventos.com.br.

 Leia mais:

© Copyright 2025Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por