Animações russas conquistam BH; mostra inédita chega ao Sesc Palladium

Da Redação
almanaquehd@gmail.com
26/06/2018 às 06:00.
Atualizado em 10/11/2021 às 00:59
 (Mostra de Animação Russa/Divulgação)

(Mostra de Animação Russa/Divulgação)

País-sede da Copa do Mundo, a Rússia é também berço de grandes artistas de animação. O cinema de lá é considerado, por especialistas, como um dos mais expressivos do mundo e daqueles que contribuiu sobremaneira para o desenvolvimento da sétima arte no século 20. 

Parte importante dessa produção poderá ser vista, de hoje a 7 de julho, durante a Mostra de Animação Russa, no Sesc Palladium. O projeto, inédito na capital mineira, vai apresentar 40 desenhos animados de 20 diretores, realizados entre os anos de 1950 e 2016. 

“A escola de animação russa é marcada pela exploração de temas mais profundos e poéticos, de grande importância para a sociedade contemporânea, impulsionando os autores e diretores do cinema de animação a buscar novas abordagens temáticas e estéticas no cinema”, afirma Luiz Gustavo Carvalho, um dos curadores da exposição.

Destaques da programação são “O Velho e o Mar” (1999), de Alexander Petrov, diretor que ganhou Oscar por esse filme, e “O Conto dos Contos”, obra-prima de Yuri Norstein, considerado pela Academia Americana de Cinema o melhor desenho animado de todas as épocas e todos os povos. A entrada para as sessões é gratuita.

Oficina

Além do cinema clássico, a ex-União Soviética foi uma das maiores produtoras de animações, tradição que ainda perdura na Rússia contemporânea. Por isso, a relevância da presença da diretora Svetlana Filippova, aluna de Yuri Norstein, que traz para a mostra uma oficina de animação. Ela é autora de quatro filmes, feitos em técnica única.

“A mostra é composta, ainda, por importantes nomes do cinema de animação soviético e russo, e apresenta no Brasil uma produção única que, apesar de ter recebido importantes prêmios na Europa e nos Estados Unidos, ainda não é conhecida no país. São 80% dos filmes da época da antiga União Soviética e o restante da produção de animação contemporânea. Queremos, portanto, levar ao público um importante capítulo da história do cinema de animação universal”, afirma Maria Vragova, também curadora do evento.

Dentro da extensa programação, o lançamento do livro Tarakã, do escritor russo Kornei Tchukóvski, com tradução, pela primeira vez, para o português. O lançamento do livro, realizado em parceria com as editoras Kalinka e Hedra, será no sábado, 30 de junho, às 18h.

ServiçoMostra de Animação RussaCine Sesc Palladium (Av. Augusto de Lima, 420, Centro)De 26/6 a 7/7 (terça a domingo)Entrada gratuita com retirada de ingressos 30 minutos antesClassificação indicativa: livreInformações: (31) 3270-8100

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por