Antologia resgata textos publicados na "Revista de Cinema"

Paulo Henrique Silva - Hoje em Dia
14/05/2014 às 07:20.
Atualizado em 18/11/2021 às 02:34
 (Divulgação)

(Divulgação)

Quando um grupo de intelectuais mineiros resolveu lançar a “Revista de Cinema”, em 1954, o cinema ainda era considerado uma arte “menor”, em relação à pintura e ao teatro. A publicação foi pioneira no Brasil no fomento da reflexão cinematográfica e, para as gerações futuras, tornou-se uma espécie de livro sagrado, embora pouco acessível.

É para tirar a revista desse pedestal de mito que o pesquisador e professor Rafael Ciccarini e o crítico Marcelo Miranda lançam nesta quarta-feira (14) uma reunião de seus principais textos. Intitulada “Antologia Revista de Cinema (1954-1957/1961-1964), a publicação está dividida em dois volumes – um dedicado a ensaios e outro a críticas de filmes.

“O mais importante nesse trabalho é o resgate histórico, disponibilizando um conteúdo que foi referência nacional e cujo acesso não era qualificado, restrito a edições soltas”, registra Ciccarini.

Mergulho vertical

Com a junção de cerca de 80% do material publicado, o pesquisador acredita que um dos principais ingredientes da Revista de Cinema será reforçado: o diálogo interno entre os textos. “Um tema como a censura podia começar numa edição e continuar nas seguintes. Esse foi o principal legado da revista, promovendo um mergulho vertical no pensamento crítico”, salienta.

Miranda destaca que a revista já colocava em xeque, na época, o limitado papel dos jornais no debate dessa arte, o que, segundo ele, acirrou-se nas últimas décadas.

“Hoje, com a multiplicidade de plataformas, a dificuldade é ainda maior, reduzindo os textos a aspectos comezinhos, dominando a fofoquinha”, lamenta.

Lançamento “Antologia Revista de Cinema” – Nesta quarta-feira (14), das 18 às 21h, na Livraria Quixote (Rua Fernandes Tourinho, 274, Savassi).

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por