Assim como humanos, babuínos traem parceiros e tentam encobrir o fato

Do Portal HD
15/02/2013 às 12:27.
Atualizado em 21/11/2021 às 01:01
 (Noah Snyder-Mackler)

(Noah Snyder-Mackler)

O humanos não são os únicos a trair e tentar encobrir o fato para que o parceiro não fique sabendo. Um estudo realizado na Etiópia mostra que esse comportamento também é encontrado em uma espécie de babuínos.

Os primatas que vivem em pequenos grupos com até doze fêmeas, alguns machos e o dominante, fazem um grande esforço para manter as infidelidades em segredo, informa uma reportagem do site britânico The Sun.

O macho líder teria direito à exclusividade de reprodução com as suas dominadas, mas acaba sendo silenciosamente traído.  Para garantir que ele não descubra a pulada de cerca, geralmente, os animais fazem sexo sem muito barulho, ao contrário do que ocorre quando se reproduzem com o dominante.

A pesquisa revela que os geladas apresentam uma atitude similar ao que ocorre entre os seres humanos. "Isso mostra que os homens não estão sozinhos quando se trata de infidelidade e há raízes evolutivas para o nosso comportamento", explica a responsável pelo estudo, Aliza le Roux, da University of the Free State, na África do Sul.

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por