Bebel Gilberto escolhe Rio como cenário para gravar seu primeiro DVD

Viviane Moreno - Hoje em Dia
24/06/2013 às 08:54.
Atualizado em 20/11/2021 às 19:24

Apesar de viver fora do Brasil há mais de 20 anos, não soa estranho Bebel Gilberto escolher uma praia carioca, mais precisamente o Arpoador, como cenário de seu primeiro DVD, o recém-lançado "Bebel Gilberto in Rio" (Biscoito Fino). Não só porque a filha de João Gilberto e Miúcha deu seus primeiros passos artísticos ali, nos primórdios do Circo Voador, mas também porque ela sempre cantou o Rio de Janeiro, a bossa nova.

Surfistas, caiaques e lanchas ajudam a compor o cenário naturalmente maravilhoso e a dar uma cara mais informal ao registro. Seria impossível evitar, por exemplo, que o público presente se voltasse para o pôr do sol, famoso no Arpoador, com suas câmeras ávidas por registrar o momento. Sendo assim, que Bebel fizesse sua homenagem à estrela maior. E faz, interpretando "Rio", do repertório do Duran Duran nos anos 80.

Música inédita na voz de Bebel Gilberto, assim como o samba-rap "Na Palma da Mão", do rapper mineiro Flávio Renegado, único convidado do show.

Tio ilustre de Bebel, Chico Buarque também comparece, mas a música "Samba e Amor" foi gravada em estúdio, em formato de clipe. O problema: o excesso de caras e bocas de Bebel. A cantora também erra a mão no outro clipe, que encerra o DVD: "Sun is Shining" (Bob Marley), filmado ao amanhecer na Praia de Copacabana. Dispensáveis as danças e os panos ao vento.

Autorais e clássicos

Primeiro lançamento do selo Bebelucha (apelido carinhoso que a cantora ganhou da avó na infância), o DVD traz 16 faixas. A versão em CD soma 17, com o acréscimo de "Tanto Tempo". Quase a metade do disco é autoral: "August Day Song", "Momento", "Simplesmente", "Close Your Eyes", "Sem Contenção" e, da parceria com Cazuza e Dé, quando ambos integravam a banda Barão Vermelho, "Preciso Dizer Que Te Amo" e "Mais Feliz".

Bebel também revisita clássicos já gravados por ela nos CDs "Tanto Tempo" (2000), "Bebel Gilberto" (2004), "Momento" (2007) e "All in One" (2009), que tornaram a cantora um nome conhecido no mundo. Caso de "Samba da Benção" (Baden Powell/Vinicius de Moraes), "Bananeira" (João Donato/Gilberto Gil) e "Samba de Verão"/"So Nice" (Marcos Valle/Paulo Sérgio Valle, versão de Norman Gimbel).

Completam o set list, "Aganjú", de Carlinhos Brown, e "Tranquilo", de Kassin, produtor do DVD, ao lado de Liminha. A propósito, os dois já começaram a trabalhar no próximo CD de Bebel. A cantora antecipou ao jornal O Globo que pensa ter Charlotte Gainsbourg, Norah Jones e Sharon Jones como convidadas especiais desse novo disco.

Em tempo: com direção de Gringo Cardia, "In Rio" foi gravado dia 5 de dezembro de 2012, no fim da tarde, aproveitando as belezas naturais da cidade maravilhosa, e à noite, não menos bela com suas luzes. A banda é formada por Masa Shimizu (violão acústico e baixo elétrico), Jorge Continentino (sopros e violão), John Roggie (teclados), Sacha Amback (teclados), Magrus Borges (bateria) e Marcos Suzano (percussão).

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por