(Alex Ribeiro/Divulgação)
Impecável talvez seja o adjetivo que melhor cabe ao DVD “Cordas, Gonzaga e Afins”, de Elba Ramalho, lançado pela Coqueiro Verde com patrocínio da Natura Musical. Contando com o grupo instrumental SaGRAMA, o quarteto de cordas Encore e outros instrumentistas, nesse registro ao vivo a cantora paraibana faz uma homenagem a Luiz Gonzaga e à cultura tradicional nordestina.
Gonzaga permeia repertório e estética, mas as escolhas das músicas não estão concentradas apenas nele. Aqui também estão músicas dos amigos: Geraldo Azevedo, Alceu Valença, Gilberto Gil, Chico César, Caetano Veloso, Chico Buarque e Dominguinhos, é claro.
Declamação
Para tudo ficar ainda mais bonito, a artista recita poemas de João Cabral de Melo Neto e textos de Newton Moreno, e conta com duas participações especiais: Naná Vasconcelos e seu maracatu em “Braia Dengosa”, e Marcelo Jeneci, em “Gravitacional”, música que o paulista fez especialmente para Elba.
Todos os detalhes do show gravado em setembro de 2014, em Recife, são muito bem colocados, da qualidade musical à direção de arte, que aposta em uma bela iluminação aliada a um grande telão.
Assinados por Sergio Campelo, líder do SaGRAMA, os arranjos são belíssimos e trazem extrema sofisticação a músicas que já são admiráveis por si só. Aqui estão todos os elementos imprescindíveis à música nordestina, como os acordeons e as flautas, mas também as cordas do Encore, que lançam ainda mais luz às melodias do repertório.
Estrela
Mas não adiantaria nada ter toda a bela produção, se o artista não estivesse à altura. E Elba ainda arrasa muito – prova disso foi o “Festival Natura Musical” de 2014, na Praça da Estação, quando o público ficou assanhado com sua sequência de sucessos.
A voz de Elba continua potente, mas o que a faz ser tão marcante é a presença de palco, que nos faz lembrar de que ela começou a carreira artística como atriz. Ela fica visivelmente muito à vontade no palco.