Bienal Universitária de Arte abre inscrições

Clarissa Carvalhaes - Do Hoje em Dia
20/09/2012 às 11:31.
Atualizado em 22/11/2021 às 01:26
 (Flávio Tavares)

(Flávio Tavares)

As portas estão abertas à produção artística universitária brasileira e latino-americana. A partir desta quinta-feira (20), a segunda edição da "Bienal Universitária de Arte – Bienal 1" disponibiliza inscrições gratuitas no site http://www.bienaluniversitariadearte.ufmg.br. O processo seletivo, que contempla estudantes de artes de universidades públicas e privadas, encerra-se no próximo dia 17 de outubro.

De acordo com o coordenador da Bienal, Fabrício Fernandino, a mostra deve receber 250 inscrições, para tanto, serão selecionados cerca de 70 estudantes.

Neste ano, as atividades da Bienal – que acontece entre 8 de novembro e 2 de dezembro – serão realizadas no espaço expositivo e auditório da Reitoria da UFMG, na Escola Guignard/UEMG, no Museu Mineiro, no Espaço CentoeQuatro, no Museu de Arte da Pampulha (MAP), no Sesc Palladium e na Galeria Livrobjeto.

"Não queremos que o evento envolva apenas a universidade, mas toda a cidade. Por isso as apresentações acontecem em espaços variados", explica Fernandino.

Guignard

Durante a Bienal, serão comemorados os 85 anos de fundação da UFMG. Os 50 anos de morte de Alberto da Veiga Guignard também serão lembrados. "Dentro da mostra vamos concentrar as atenções a Guignard como professor. A partir desse trabalho nasceu uma geração de artistas modernos em Minas", destacou Fernandino.

Uma das novidades é o projeto "Residência Artística". Nele, quatro alunos estrangeiros e quatro brasileiros serão contemplados com bolsa alimentação e estadia para criar uma exposição coletiva entre os dias 19 a 30 de novembro.

Mostra ocupará museus e centros de cultura

O projeto Bienal Universitária de Arte teve início em 2010, com a realização da Bienal 0, uma iniciativa da UFMG em parceria com a UEMG. Naquele edição, participaram 70 artistas, estudantes universitários do Brasil e exterior, além de professores das instituições envolvidas.

Nesta edição, a Bienal aporta em sete locais, entre museus e centros de cultura, ao contrário da 1ª edição – que aconteceu em apenas dois espaços. "Na 3ª edição desejamos ocupar o Palácio das Artes. Quem sabe não conseguimos?", torce o coordenador da mostra, Fabrício Fernandino.

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por