(Divulação)
Elton John se apresenta em Belo Horizonte, no sábado (9), em um show grandioso em todos os aspectos. Para se ter uma ideia, o astro inglês terá a sua disposição a mesma estrutura usada por Madonna e Lady Gaga no Brasil, com as estruturas tendo sido confeccionadas na França e com alta tecnologia embutida. Foram 35 carretas de equipamentos que desembarcam no Mineirão, com a montagem do palco tendo sido finalizada na noite de quinta-feira (7).
E a expectativa é que a apresentação do cantor pop seja um espetáculo em todos os seus aspectos. Inclusive na cozinha. Neste ponto é que aparece o chef Matheus Lima. Formando em gastronomia em 2004, pela Unisul, de Florianópolis, Matheus foi contatado pelo buffet Cristina Misk, devido ao seu currículo, para auxilar na confecção dos cardápios que serão servidos nos camarotes do evento.
Tendo ficado em Londres por 3 anos e meio, onde trabalhou nos restaurantes Coq d'Argent, London Capital Club, entre outros, Matheus Lima contou ao Hoje em Dia que o cardápio já está sendo preparado para o show de Elton John desde a quinta-feira.
"Desde quinta (7) estamos preparando o cardápio. Tive um contato com a dona do buffet Cristina Misk e ela estava tendo algumas dificuldades para executar o cardápio. E conversamos e ela achou interessante a minha contratação. Vai ter risoto ao molho de funghi e uma massa (penne) com iscas de filé ao molho madeira. Também terá frios e frutas. Além de muito mais, que só na hora do show o pessoal vai poder conferir", afirmou o chef.
Pra muita gente
E o trabalho se prolifera na cozinha. Matheus Lima realiza um cardápio que terá a missão de agradar em torno de 1.200 pessoas, que estarão nos camarotes. Contudo, apesar do número assustar em um primeiro momento, não será a primeira vez que o chef vai servir tantas pessoas. Na final da Copa da Alemanha do último ano, jogo entre Borussia Dortmund e Bayern de Munique, ele participou de um evento que serviu aproximadamente 18 mil pessoas.
"Com uma empresa alemã, eu trabalhei no ano passado, em junho, na final da Copa da Alemanha, em um evento bem maior, na verdade. Eram cerca de 18 mil pessoas, em seis camarotes diferentes, com cardápios diferentes. Maior evento que eu já trabalhei, sem dúvidas", afirmou.
Na cozinha do Mineirão, trabalharão cerca de 120 pessoas. Alguns camarotes terão a opção do risoto ao molho de funghi ou o penne com iscas de filé ao molho madeira. Em outros, apenas o risoto será servido para os convidados. O cardápio de Elton John e sua banda não ficou a cargo do Cristina Misk.
Personal chef
Matheus Lima, além do trabalho que está realizando para a apresentação de Elton John no Mineirão, também trabalho como personal chef, em Belo Horizonte. Na função, prevê-se a produção de um cardápio totalmente personalizado para o seu contratante, além de um tratamento bem pessoal aqueles que serão servidos no jantar.
"É um serviço personalizado, encontro com o cliente, tento entender o conceito, o número de pessoas, vejo o espaço. A partir disso, monto um cardápio bem diferenciado, raramente repito pratos e procuro sempre algo diferente. O pessoal tem gostado muito, sobretudo porque aprovam o contato com o chef, e poder conversar com ele", destacou.
Um serviço que, segundo Matheus, tem se difundido bastante em Belo Horizonte.
"Quem já contratou buffets e, agora, quer ir além, procuro algo mais especializado. Então, tem se difundido bastante, principalmente nas classes mais altas da sociedade. Não existe um número mínimo de pessoas, mas tem um número máximo para manter o padrão de qualidade, já que sou eu que cozinho, compro os alimentos e tudo mais. Acima de 100 pessoas já existe a necessidade de uma ajuda externa. Pois demandam mais espaço, utensílio...", explicou.