Cataratas: nas águas do Iguaçu, uma força indomável

Paulo Leonardo - Hoje em Dia
16/10/2013 às 07:02.
Atualizado em 20/11/2021 às 13:22

A temporada de chuvas na região Sul do Brasil já começou para valer. E os turistas que pretendem visitar Foz do Iguaçu agradecem. Afinal, com a alta do rio Iguaçu, as quedas d’água das Cataratas ficam muito mais majestosas. O impacto que a visão delas causa em quem se depara com elas pela primeira vez fica ainda mais forte a partir desta época.

Em dias normais, o volume de água registrado é de 1,5 mil m³ por segundo. Quando as chuvas caem por muito tempo (e a previsão é de que caiam com abundância até o final desta semana), esse volume aumenta para até 3 mil m³por segundo. É muita água.

As mundialmente famosas quedas d’água sobre o rio Iguaçu, que já tiraram o fôlego de personalidades como o ex-presidente norte-americano Bill Clinton, já foram declaradas Patrimônio Natural da Humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), em 1984.

Recentemente, entraram para a lista das novas Sete Maravilhas Naturais.

Binacional

Situadas no meio da selva, com flora e fauna exuberantes, as Cataratas são uma das maiores atrações turísticas da América do Sul. Segundo dados oficiais, a previsão é de que pelo menos 1,5 milhão de pessoas visitem-na somente no lado argentino, neste ano. Aliás, o lado considerado mais bonito das Cataratas é justamente o argentino. Mas, justamente por isso, a melhor vista está a partir da margem brasileira.

Seja como for, vale a pena visitar os dois lados: o Parque Nacional das Cataratas do Iguaçu, na parte brasileira, e o Parque Nacional Iguazu, na Argentina.

As Cataratas ficam a 40 quilômetros da cidade de Foz do Iguaçu, e a apenas 17 quilômetros da argentina Puerto Iguaçu. Elas são formadas por 275 quedas d’água, em forma de ferradura, em um arco com três quilômetros de extensão. Elas são cercadas por um parque natural de 252 mil hectares, que se estende pelo território de ambos os países.

Depois de assistir ao majestoso espetáculo das Cataratas, sentindo no rosto um pouco da força das águas da Garganta do Diabo, você voltará uma outra pessoa, mais consciente ecologicamente. E isso vai lhe servir para a vida toda.
 
Leia mais na http://hojeemdiardp2.digitalpages.com.br/html/login/93

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por