(Hoje em Dia)
Pedro Artur - Hoje em Dia
Uma viagem pela arte islâmica, dos seus tapetes, e Antiguidade Clássica, das esculturas gregas e romanas. Todo esse registro feito pelas lentes fotográficas do artista Cícero Mafra, com a mostra “Pergamon”, ocupa parte da Galeria CMAFRA, a partir das 10h desta quarta-feira (2).
Na verdade, tudo começou com uma viagem despretensiosa – ao menos a princípio – ao Museu Pergamon, localizado em Berlim, Alemanha. O artista mineiro ficou encantado com o que viu e decidiu por realizar um trabalho fotográfico.
“As obras me emocionaram, me entusiasmaram, mas não queria fazer uma exposição da história”, frisa o artista, que é também proprietário do espaço.
Para isso, Cícero Mafra trabalhou fotograficamente com as texturas dos tapetes e texturas das esculturas. “Focar e desfocar, algumas sobreposições de imagens”, explica. Uma dupla exposição do filme. Ao todo, são 40 obras expostas.
Ele lamenta, no entanto, a dificuldade em ocupar a galeria, principalmente por sua especialização em experimentalismo contemporâneo, por falta de artistas fotográficos.
“Belo Horizonte tem fotógrafos maravilhosos, mas poucos disponíveis em abstração da contemporaneidade, é um segmento mais complicado”, analisa Cícero Mafra, cuja galeria está em funcionamento há dois anos.
Outros trabalhos
Experiente no ramo, com o qual trabalha há 12 anos, Cícero Mafra conta que, no ano passado, realizou no Museu da Fiemg, de Ouro Preto, a mostra “Passagem”, com fotografias da Mina da Passagem.
“MOSTRA PERGAMON” – Na Galeria CMAFRA (rua Xingu, 487, Alto Santa Lúcia)
Desta quarta-feira (2) a 9 de maio, das 10h às 19h