Codemig divulga resultado dos editais de fomento à gastronomia e ao audiovisual

Hoje em Dia
23/12/2015 às 15:41.
Atualizado em 17/11/2021 às 03:26

a Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Codemig) divulgou, nesta quarta-feira (23), o resultado dos editais de audiovisual e de gastronomia, que têm como ponto focal a geração de emprego e renda de maneira sustentável e totalmente alinhada com a nova economia. Estas ações integram o Minas de Todas as Artes — Programa Codemig de Incentivo à Indústria Criativa, lançado em agosto. A iniciativa inédita e estratégica busca fomentar o desenvolvimento de novos negócios que gerem empregos, renda e riquezas para o Estado. Até o fim de 2018, serão investidos mais de R$ 20 milhões em iniciativas de valorização de variados segmentos, como Gastronomia, Audiovisual, Design, Moda, Música e Novas Mídias.

No edital de gastronomia, dez projetos foram contemplados, beneficiando todos os territórios gastronômicos do Estado: Cerrado, Espinhaço, Rios, Central e Mantiqueira. O investimento da Codemig nessa iniciativa pioneira totaliza R$1,5 milhão.O Edital previa que eventos gastronômicos com realização prevista até o fim de 2016 poderiam ser selecionados para receber investimento de até R$250 mil cada. O concurso também incluiu a seleção de projetos para a realização de eventos de Food Truck em cidades da Estrada Real. Conforme previsto, foi contemplado um projeto por região gastronômica, com o valor total solicitado pelo proponente. Como os custos indicados não atingiram o montante disponibilizado de R$ 1,5 milhão, foi possível beneficiar ainda mais iniciativas. A Comissão Técnica de Avaliação definiu que o recurso remanescente fosse dividido.

Foram avaliados critérios como viabilidade da execução, abrangência, inovação, envolvimento de profissionais e produtos da região, participação de chefs, público estimado, estrutura física, estratégias de comunicação e comercialização, tradição do evento e acessibilidade. A seleção de projetos de fortalecimento e fomento dos festivais gastronômicos tem o objetivo de potencializar a cadeia produtiva gastronômica em Minas Gerais e contribuir para a movimentação do fluxo turístico regional e nacional, além de reforçar o posicionamento do Estado como um destino turístico gastronômico de referência no País.

 No Edital para o audiovisual, foram selecionados 18 propostas: cinco de longa-metragem ficção, dois de longa-metragem animação, com prêmio de R$ 150 mil para cada; três de longa-metragem documentário, com investimento de R$ 75 mil cada; cinco projetos de obra seriada de ficção e dois de obra seriada de animação, recebendo R$ 150 mil cada; e uma obra seriada documentário, com benefício de R$ 150 mil.

Entre os quesitos que foram analisados, está o potencial criativo da proposta de desenvolvimento a partir do conceito (longa-metragem ou obra seriada), considerando a relevância do tema, a comunicabilidade e a adequação da proposta ao público-alvo, bem como a estrutura dramática e a construção dos personagens (pesquisa e conceito). Também foram avaliados o cronograma, a estimativa de custos e o planejamento para execução do projeto até a finalização do roteiro, além do histórico de projetos desenvolvidos e produzidos pelo proponente.

Puderam participar do Edital pessoas físicas residentes no Estado ou empresas sediadas em Minas Gerais há, no mínimo, 12 meses. O investimento do Governo de Minas Gerais, por meio da Codemig, nesta iniciativa é da ordem de R$ 2.475.000,00.

Além dos referidos editais, a Codemig lançou a 2ª edição do Prêmio Empresa Tendência. Após sua primeira edição ter sido realizada no 16º Minas Trend, em abril, a segunda vem com novidades: desta vez, a premiação se dará por meio do edital de seleção pública com inscrições até 07/01/16. As informações e os documentos estão disponíveis no site www.codemig.com.br.
 

 

A Indústria Criativa

 

A Indústria Criativa constitui a cadeia produtiva composta pelos ciclos de criação, produção e distribuição de bens e serviços que usam criatividade e capital intelectual como insumos primários. As quatro grandes áreas criativas podem ser classificadas em diversos segmentos: Publicidade, Arquitetura, Design e Moda (na área criativa do Consumo); Expressões Culturais, Música, Artes Cênicas e Patrimônio e Artes (na categoria Cultura); Editorial e Audiovisual (Mídias); e Pesquisa & Desenvolvimento, Tecnologias da Informação e da Comunicação e Biotecnologia (Tecnologia). Estima-se que haja mais de 250 mil empresas no Brasil na área da Indústria Criativa. O setor mostra um avanço também em relação ao PIB: em 2013, a Economia Criativa representou 2,6% do total de riquezas produzida no Brasil (R$ 126 bilhões).

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