Colorido dos pés e do chão ganha as redes sociais

Vanessa Perroni - Hoje em Dia
08/06/2015 às 07:50.
Atualizado em 17/11/2021 às 00:23
 (Reprodução )

(Reprodução )

Atire a primeira pedra quem nunca tirou uma foto dos próprios pés na areia da praia. Pois é, muita gente deixou de lado o pau de selfie e, em vez do plano geral, optou pela “selfeet”. Calma! Dá para explicar. Em uma tradução literal significa “selfie dos pés”, que tem invadido o Instagram, com novos olhares sobre o caminho por onde as pessoas passam, mas sempre com os pés à mostra em um tipo de afirmação: “Eu estive aqui”.

A ideia é simples. “Encontrar a beleza que existe nas ruas, calçadas, pisos...”, afirma a soteropolitana Gabriela Daltro, de 40 anos. Dona de uma loja de revestimentos, a baiana não esconde sua paixão: “Estampas!”. Por esse motivo ela sempre olha muito bem onde pisa.

A paixão resultou em um hábito, de sempre fotografar as calçadas de Salvador, cidade onde mora, e lugares por onde viaja. Em 2014, a moça passou a postar nas redes sociais. Os amigos gostaram e passaram a contribuir com o seu passatempo preferido. “Recebia fotos de vários lugares do mundo, sempre com um desenho bonito e um pezinho estampado na foto”, rememora.

Situações inusitadas

Com todo esse material em mãos ela criou o perfil no Instagram @calcadinhaporai. Ela confessa que as fotos viraram uma obsessão, “no bom sentido”, que lhe rende muitas situações cômicas. “Já fiquei descalça no meio de uma exposição porque o sapato que eu estava usando não ficou bom na foto”, se diverte Gabriela. Com mais de 1.200 postagens, o “Calçadinha por aí” é uma forma de exercitar o olhar. “Na correria do dia a dia, não prestamos atenção ao nosso redor, muito menos ao chão. Essa é uma forma de ter um olhar diferente sobre o cotidiano”, assegura ela.

“Pisos gêmeos”

Outro projeto que tem o olhar voltado para baixo é o “Chão que eu piso”. Desde 2013, as mineiras Paola Carvalho e Raíssa Pena – jornalista e designer respectivamente – colecionam fotos de seus pés em pavimentos de prédios que visitam em Belo Horizonte, e pelo mundo. Elas também dão vazão a esta paixão no Instagram (@chaoqueeupiso). O perfil na rede social já contabiliza 2.800 fotos. Dessas, 1.500 foram enviadas por pessoas de diversas partes do mundo, e 120 possuem registros históricos sobre o local. “É legal saber o que teria acontecido sobre esse piso, por isso fazemos uma apuração em fontes oficiais para falar do lugar”, revela a jornalista.

Com as contribuições dos seguidores, elas descobriram pisos gêmeos pelo mundo. “Muitos pisos de BH se repetem em outros lugares. O piso do Memorial da Vale é o mesmo da Igreja Candelária no Rio de Janeiro, e também muito comum em Paris”, exemplifica.

Paola frisa que muitas fotos são pautadas na memória afetiva. “Muitas pessoas mandam fotos de seus pés no chão da casa dos avós. Nessa foto alguém comenta que é o mesmo piso da casa da escola onde estudaram”, conta ela.

Atriz obcecada por pés tem 8 mil seguidores

Brincando com a questão da exposição pela selfie, a atriz Carolina Kasting – apaixonada confessa por pés – criou em 2014 um perfil no Instagram intitulado “Kasting’s feet”. “Costumo chamar esse projeto de ‘My Daily Feet’, onde me proponho a postar fotos dos meus pés em diferentes situações do cotidiano. É um diário nas redes sociais”, explica a atriz que atualmente está na telinha em “Malhação”, e também nos palcos com a peça “Querido Brahms”, que passou por Belo Horizonte em abril.

Fotos: Reprodução/Instagram

Com 94 publicações, o perfil @kastingsfeet contabiliza mais de 8 mil seguidores. Carolina revela que preza pela beleza estética das fotos. “Eu gosto dos pés. Simbolicamente são eles que me levam para todos esses diferentes lugares do meu cotidiano, e me permitem fazer um trabalho plástico de fotografia”, afirma Kasting.

Meias do Jô

No início do mês de maio a catarinense esteve no “Programa do Jô”. O apresentador Jô Soares, a pedido da atriz, tirou os sapatos para uma “selfeet” que lhe rendeu muitas curtidas e compartilhamentos. “Adoro as meias do Jô, e não pude perder a oportunidade de fazer esse registro”, diz.

Sua paixão por pés pode ir além das redes sociais. A atriz pretende, um dia, fazer uma exposição com o conteúdo do Instagram. “Eu procuro fazer com que elas sejam artísticas e esteticamente expressivas, para ter outros desdobramentos futuramente. Já que também sou apaixonada por fotografia”, explica a atriz. Carolina não poupa esforço por um bom clique. “Estive recentemente em Buenos Aires, onde agora é outono. As folhas amareladas no chão formavam um quadro muito lindo. Não perdi tempo, tirei os sapatos e pisei nas folhas descalça para fazer uma selfeet”, conta se divertindo.

 

Fotos: Marcelo Prates/Hoje em Dia

#O Chão que a gente pisa

Com mais de 400 registros o fotógrafo do Hoje em Dia Marcelo Prates também está atento por onde anda. Desde 2010 ele coleciona imagens pelas ruas onde passa. Todas elas fazem parte da série “O Chão que a Gente Pisa”, que o veterano posta em seu perfil no instagram (@marceloprates52).

“O chão é super interessante. Pela forma dos passeios e sua textura. Faço sempre um jogo de sombra na fotografia”, revela Prates, que com a série também mostra as condições das ruas por onde as pessoas transitam.

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por