(LCZ Frank/)
Ingredientes como o jazz, a black music, o pop e o acid jazz, mas com um acento brasileiro, são o cartão de apresentação do CD “Ouro & Prata”, de Rogério Lazur, que será lançado com show gratuito hoje, às 20h, no Conservatório da UFMG.
Não por outro motivo, Lazur se considera um “alquimista”. “Você pega o melhor de cada um dos elementos e cria a própria fórmula. É assim que venho fazendo minha música. Recebi influências de Simon & Garfunkel, Sting, Seal, João Bosco, Lenine, Ed Motta, Incognito, Paralamas... E dessa fórmula sai um misto de samba rock, reggae, acid jazz, black music. Mas tudo sem deixar de lado o tempero brasileiro”.
Nascido em São Paulo, o compositor – que se considera mineiro – mudou-se para Tiradentes aos quatro anos. E foi quase impossível não absorver os ritmos das Gerais. “Gosto muito da música mineira. Acho o disco ‘Clube da Esquina 2’ uma obra-prima; o Lô Borges tem coisas fabulosas, sem falar no Toninho Horta, no Milton (Nascimento)... O que me encanta é a forma mineira de pensar e de sentir a música em tons mais suaves e mais contemplativo”.
“Ouro & Prata” contempla dez canções autorais de Lazur, sendo apenas “Endless” – um jazz suave e letra em inglês – composta em inglês (em parceria com o irmão Richard Neves, também produtor do CD). “Trabalhar com ele traz tranquilidade, cumplicidade. É um músico muito competente, que toca com gente como Marina Machado, Tom Nascimento, Lucas Avelar, Nathy Faria”. O CD traz outra faixa em inglês – a dançante “All Around The World”.
Depois de 18 anos na estrada – iniciou a carreira em 1996 em Tiradentes –, Lazur não disfarça a emoção com o primeiro “rebento”. “É um sonho realizado. É como se eu fosse uma mãe que teve um parto normal. É uma grande conquista, e uma semente plantada. Mas outras sementes virão”, promete.
Após o lançamento, o compositor se diz preparado para cair na estrada com o trabalho. “Vou começar por BH, mas pretendo viajar para fora de Minas e do Brasil”, observa Lazur, que deve se apresentar no Rio de Janeiro em setembro.
Rogério Lazur – Lançamento do CD “Ouro & Prata”, hoje, a partir das 20h, no Conservatório UFMG (av. Afonso Pena, 1.534, Centro). Na ocasião, o disco será vendido a R$ 20.