NO INIMÁ DE PAULA

Com maestro argentino convidado, Coral Lírico de Minas faz concerto gratuito em BH

Programa inclui obra de Vivaldi utilizada também em filmes e séries como Wandinha e La Casa de Papel

Do HOJE EM DIA
portal@hojeemdia.com.br
Publicado em 01/09/2025 às 18:35.
 (Divulgação FCS)

(Divulgação FCS)

Sob a regência do maestro argentino convidado Juan Manuel Brarda, o Coral Lírico de Minas Gerais apresenta nova edição de concerto gratuito no Museu Inimá de Paula, no Centro de Belo Horizonte. O programa é dedicado ao repertório coral-sinfônico europeu dos séculos XVIII e XIX e inclui obras dos compositores italianos Antonio Vivaldi e Luigi Cherubini. Apresentação na próxima quinta-feira (4), às 19h. Não é necessário retirar ingressos antecipadamente.

O “Lírico no Museu” começa com o “Requiem em dó menor”, de Cherubini, obra escrita em memória do rei francês Luís XVI. Trata-se de uma composição admirada por nomes reconhecidos da música clássica, como Johannes Brahms e Robert Schumann. Beethoven o elegeu como uma das maiores peças sacras já compostas, e a obra chegou a ser tocada no funeral dele, em 1827.

Mais recentemente, em 1992, a composição fez parte da trilha sonora do filme “Twin Peaks – Os Últimos Dias de Laura Palmer”, do renomado diretor David Lynch.

Presente em Simpsons, Wandinha e La Casa de Papel

Na sequência, o público poderá apreciar uma versão coral de “Inverno”, de Vivaldi, com arranjo do compositor francês Franck Krawczyk, que acrescenta novas cores e texturas à célebre obra pertencente a “As Quatro Estações” – a mais conhecida de Vivaldi e uma das peças mais populares da música de concerto, muito utilizada também em filmes e séries. O “Inverno”, especificamente, aparece em produções diversas, como “La Casa de Papel”, “Os Simpsons” e “Wandinha”.

Juan Manuel Brarda é o atual regente titular do Coro de Cámara de la Provincia de Córdoba, na Argentina, e trabalhou com o Coral Lírico de Minas pela primeira vez em abril deste ano, na preparação do grupo para o concerto “Messias”, de Haendel. “Aquela experiência foi reveladora: descobri um conjunto de excelência artística, com grande disciplina e uma entrega apaixonada e profissional que enaltece sua história e a tradição do canto coral lírico em Minas Gerais”, relembra o maestro.

Leia também:

© Copyright 2025Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por