Das 12h às 18h: programação terá shows, performances, atividades interativas e um manifesto coletivo
Em 2024, a Parada já passou por diversas capitais brasileiras, como Recife, Salvador, Brasília, Belo Horizonte, São Paulo e Rio de Janeiro, e segue ampliando a luta por uma sociedade mais justa, acessível e representativa para todas as pessoas (Studio K)
Neste sábado (26), Belo Horizonte recebe a 2ª edição da Parada do Orgulho da Pessoa com Deficiência (PcD). O evento, na Praça da Estação, das 12h às 18h, contará com shows, performances, atividades interativas e um manifesto coletivo, compondo um dia inteiro de encontros, cultura e ocupação simbólica da capital.
Para o diretor do evento, Pedro Avelar, a Parada é um ato político fundamental para a cidade. "Belo Horizonte precisa assumir seu compromisso com a garantia dos direitos das pessoas com deficiência. Não queremos mais ser invisibilizados ou excluídos dos espaços públicos e das decisões políticas. Esta Parada é um chamado para que governos e sociedade reconheçam que acessibilidade, inclusão e respeito são demandas urgentes e inegociáveis".
Desde a primeira edição, realizada em setembro de 2023 em São Paulo, a Parada do Orgulho PcD tem se consolidado como um movimento nacional de visibilidade, resistência e mobilização política.
Segundo os organizadores, ao ocupar ruas, praças e centros urbanos, o evento fortalece a voz das pessoas com deficiência e exige a implementação efetiva das políticas públicas de acessibilidade.
Em 2024, a Parada passou por diversas capitais brasileiras, como BH, Recife, Salvador, Brasília, São Paulo e Rio de Janeiro.
Serviço
2ª Parada do Orgulho da Pessoa com Deficiência de Belo Horizonte
Local: Praça da Estação
Data: 26 de julho de 2024
Horário: 12h às 18h
Realização: Associação Parada do Orgulho PcD Brasil (@paradapcd)
Leia mais