Começa a mostra competitiva do Festival de Cinema de Brasília

Paulo Henrique Silva* - Hoje em Dia
18/09/2013 às 12:02.
Atualizado em 20/11/2021 às 12:31

Minas Gerais já entre em campo no primeiro dia de competição da 46ª edição do Festival de Brasília do Cinema Brasileiro. A programação de desta quarta-feira (18) terá a exibição do documentário "Outro Sertão", de Adriana Jacobsen e Soraia Vilela. O filme trata da estadia do escritor mineiro Guimarães Rosa na Alemanha nazista, quando ocupava o cargo de vice-cônsul em Hamburgo, entre 1938 e 1942. A atração é uma entrevista inédita (aparentemente a única existente) do autor de "Grande Sertão: Veredas", revelador de novos aspectos de sua biografia.

Ancorado também por imagens de arquivo da época, documentos e testemunhos de pessoas que conviveram com ele, "Outro Sertão" rastreia os quatros que Rosa morou em Hamburgo. As imagens são de amadores que não se alinharam à estética oficial nazista. Os documentos, colhidos no Brasil e na Alemanha, nunca tinham sido, em sua maioria, levados ao públicos. Jornalista e tradutora, a diretora Soraia Vilela vive em Belo Horizonte, onde se graduou em Comunicação Social pela PUC. Na Alemanha, fez mestrado em cinema na Universidade de Humboldt, de Berlim.

Os outros filmes que serão exibidos no dia de hoje, no Cine Brasília, são os curtas "Luna e Cinara" (Rio de Janeiro), de Clara Linhart, "Deixem Diana em Paz" (Pernambuco), de Julio Cavani, e "Sylvia" (Paraná), de Artur Ianckievicz. O longa de ficção "Os Pobres Diabos', do cearense Rosemberg Cariry, que encerrou o 23º Cine Ceará - Festival Ibero-americano de Cinema, no sábado passado, também será apresentado. No elenco, estão Chico Diaz, Sílivia Buarque, Gero Camilo e Everaldo Pontes.


*De Brasília

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por