(Divulgação)
Serão abertos nesta terça (28), às 17 horas, no auditório da Reitoria do Campus Pampulha, os Concertos Comemorativos dos 90 anos da Escola de Música e do Conservatório UFMG. As apresentações são da Orquestra Sinfônica da Escola de Música, da Gerais Big Band, do Coro Infantojuvenil Música para Todos e do Coro de Câmara da Escola.
A cerimônia dá início à programação que se estende até o final deste ano. Já na quarta (29), às 18h30, alunos e professores farão homenagem à instituição com o concerto Jovens compositores da Escola de Música da UFMG e na quinta (30) é a vez do Conservatório UFMG vai abrigar, a partir das 20 horas, uma homenagem à fundação do Conservatório Mineiro de Música.
Serão apresentadas obras que remetem à história da instituição, de compositores e professores que marcaram as primeiras décadas do Conservatório. Todos os concertos têm entrada gratuita.
Circulação democrática
A programação comemorativa inclui ainda dez concertos, entre eles flash mobs de grupos instrumentais e apresentações operísticas, com homenagens a compositores, professores, alunos e técnicos que fazem parte da história da Escola de Música da UFMG.
A série de apresentações comemorativas marca as nove décadas de uma das mais conceituadas instituições de ensino superior do Brasil, com atuação na área cultural de Minas e do país. Desde 28 de abril de 1925, a Escola de Música da UFMG é responsável pela formação de importantes artistas que atuaram e atuam em salas de concertos do país e do exterior, professores de música e musicoterapeutas. Atualmente, a Escola de Música possui 532 alunos de graduação, 41 estudantes no mestrado, 32 no doutorado, 213 nos cursos de extensão e 804 no Centro de Musicalização Integrada (CMI).