O preço dos petiscos já foi estabelecido para a edição de 2022: R$ 27 (Divulgação)
O concurso Comida di Buteco em Belo Horizonte volta a ser promovido de forma presencial. Primeiro concurso do gênero no país, a 22ª edição já tem data para começar: 8 de abril. Este ano, o evento terá a participação de 90 butecos da capital mineira.
O Comida de Buteco não realizado vems endo presencialmente desde 2019. No ano seguinte, a edição foi cancelada e, em 2021, ganhou um formato híbrido, com muitas restrições. No país, serão quase 800 estabelecimentos disputando o prêmio de melhor buteco em cada um dos 21 circuitos.
"É fundamental ressaltar a nossa missão: transformar vidas por meio da cozinha raiz. O buteco é como a extensão de sua casa. E continuamos a nossa tradição de oferecer petiscos a um preço justo e que permita ao público experimentar as criações de muitos butecos", afirma Filipe Pereira, diretor de operações do Comida di Buteco.
Ele reforça que se trata de um concurso e não de um festival. "Elege-se o melhor buteco de cada circuito e não o melhor petisco! Temos vencedores e 20% dos butecos são desclassificados para o ano seguinte, gerando renovação e acirrando a competitividade", explica.
Na primeira etapa, em cada uma das cidades participantes, os butecos pré-selecionados apresentam os petiscos criados especialmente para a competição. O público e um corpo de jurados visita, vota e elege o campeão, avaliando quatro categorias: petisco, atendimento, higiene e temperatura da bebida. O petisco leva 70% do peso da nota e as demais categorias 10% cada uma. O voto do público vale 50% do peso total e, dos jurados, 50%.
Na segunda etapa, em junho, uma nova comissão de jurados, escolhida especificamente para esse momento, vai visitar os campeões de cada cidade avaliando a performance nas mesmas quatro categorias (petisco, atendimento, temperatura da bebida e higiene). Cada campeão recebe três jurados. Elege-se aí o Melhor Buteco do Brasil, que será conhecido e premiado no mês de julho.
"Buteco é exemplo de resistência e alegria. É ali que tudo ganha vida. Histórias começam e terminam, sorrisos simplesmente acontecem. A vida acontece lá. É por isso que essa tem sido uma cultura tão brasileira. É por isso que o 'buteco sempre vive!', comemora o diretor de operações do concurso.
Leia mais: