(Benaia Tavares / Divulgação)
Pontos limítrofes das cidades inspiram mostra na aliança francesa
Onde acaba a cidade? Qual a última casa, o último sinal de morada? Os artistas Daniel Pinho, Renata Laguardia e Miguel Gontijo foram atrás da resposta e o resultado está na exposição coletiva “Limitrocidade”, que será inaugurada nesta quarta-feira (21), às 19h, na Aliança Francesa Belo Horizonte (rua Tomé de Souza, 1418, Savassi). Daniel Pinho mapeou oito pontos de Belo Horizonte e foi até o limite entre a ação humana e a natureza. “Identifiquei o que, visualmente, me pareceu o fim. Locais distantes, cerca de uma a duas horas do centro. Dei as costas para a cidade e fotografei o que a circundava. São oito fotografias silenciosas, que mostram essa fronteira”, conta Daniel. Visitação gratuita de segunda a quinta-feira, das 8 às 21h; sextas e sábados, das 8 às 16h30. Até 12 de outubro. Na foto acima, obra de Renata Laguardia.
Casa fiat começa a expor obras de contemplados
O artista mineiro Daniel Tavares foi um dos seis contemplados no programa de seleção da Piccola Galleria da Casa Fiat de Cultura (Praça da Liberdade, 10) e será o primeiro a expor no espaço. A mostra “Renascimento Gráfico” retrata uma releitura em relação às clássicas esculturas renascentistas encontradas por toda a Itália. Com entrada gratuita, a exposição reúne dez pinturas inéditas e fica aberta ao público desta terça (20) até o dia 9 de outubro. Visitação de terça a sexta, das 10 às 21h, sábados e domingos, das 10 às 18h.
Juliana Gontijo
A Galeria de Arte do Centro Cultural Sesiminas (rua Padre Marinho, 60, Santa Efigênia) apresenta, a partir desta quarta-feira (21), a exposição “Radical –terra”, de Juliana Gontijo. São cerca de 20 obras inéditas, que mostram, com desenhos, fotografias, textos, pinturas e vídeo, o interesse da artista pela terra e pela associação entre palavra e imagem. Com entrada gratuita e classificação livre, a mostra fica aberta para visitação até 16 de outubro, sempre de terça a domingo, das 9 às 18h. A exposição surge a partir da concepção de “local-local/local-global”, vídeo feito a partir do livro “A natureza do Espaço”, escrito pelo geógrafo Milton Santos.
Raquel Albernaz apresenta exposição "Transformação no Museu Inimá de Paula
A partir desta quinta-feira (22), o Museu Inimá de Paula recebe a exposição “Transformação”, da escultora Raquel Albernaz. São 29 esculturas em bronze, pedra sabão e mármore carrara, que retratam mulheres e suas transformações. Objeto de permanente curiosidade, o corpo humano, especialmente da mulher, é criado e recriado de acordo com o olhar crítico da artista, com grande diversidade de ângulos e posições. A exposição ficará em cartaz até 4 de novembro. A entrada é gratuita.