(Divulgação)
A Secretaria de Estado de Educação (SEE) adquiriu kits com instrumentos musicais para todos os 12 Conservatórios Estaduais de Música da rede estadual de ensino. Os kits serão entregues nas instituições de ensino a partir deste mês e são compostos por instrumentos de cordas, sopro, percussão e teclas, além de equipamentos eletrônicos, como caixas de som e microfones.
Dentre os 34 tipos de instrumentos estão: violinos, violoncelos, violões e violas; guitarras e contrabaixos; pianos, órgãos e acordeons; flautas, saxofones, clarinetes e oboés; baterias completas, pandeiros e atabaques. Cada Conservatório receberá um total de 236 unidades.
“Estamos atendendo a uma demanda antiga dos conservatórios. A manutenção é cara e alguns equipamentos já estavam obsoletos. Foi um processo de escuta da Secretaria com os conservatórios”, destaca a Gerente Executiva do PlugMinas, Rosalva Portella, responsável pela coordenação dos Conservatórios.
O Conservatório Estadual de Música Dr. José Zoccoli Andrade, em Ituiutaba, atende a estudantes nos cursos Técnico em Instrumento e Técnico em Canto e Educação Musical. A diretora da escola, Silvia Rúbia Queiroz Cunha Souto, destaca a importância dos instrumentos para os conservatórios.
“Os conservatórios, em geral, estão necessitando muito. Os instrumentos eletrônicos, por exemplo, têm vida útil curta pelo excesso de uso e os demais que são usados por crianças acabam caindo muito e estragando. Esses novos instrumentos são uma oportunidade de fazermos um trabalho de prática de mais qualidade”, afirma Silvia Rúbia.
Trabalho com as escolas
Os conservatórios também receberão um segundo kit, que deverá ser utilizado para o desenvolvimento de projetos e ações junto com as escolas estaduais. “É um kit de musicalização, que tem uma configuração adequada a este fim, possuindo além de 12 diferentes tipos de instrumentos, alguns equipamentos como mesas de sonorização e caixas amplificadas. A ideia é que os kits possam ser levados às escolas, onde serão desenvolvidas atividades de musicalização no âmbito da política da Educação Integral e Integrada”, destaca o Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental da SEE, Luiz Fernando Giori de Moura.
No Conservatório Estadual de Música Dr. José Zoccoli Andrade é desenvolvido o projeto “Brincarte”, no qual professores atendem a alunos de quatro escolas estaduais e trabalham a música e o teatro de forma interdisciplinar. Para Sílvia Rúbia, os equipamentos irão ajudar na realização da iniciativa. “Vai facilitar a realização do projeto, porque fica mais fácil para levarmos para as escolas”, conclui a diretora do Conservatório.
Conservatórios Estaduais de Música
Minas Gerais é o único estado do Brasil que conta com escolas de música na rede pública de ensino. São 12 Conservatórios de Música mantidos pela Secretaria de Estado de Educação (SEE). Com o objetivo de atender a diversas regiões, o Estado conta com escolas nas cidades de Araguari, Ituiutaba, Uberaba e Uberlândia, no Triângulo Mineiro, em São João del-Rei, Juiz de Fora, Leopoldina e Visconde do Rio Banco, cidades da Zona da Mata, em Montes Claros no Norte de Minas, Diamantina no Vale do Jequitinhonha, e em Pouso Alegre e Varginha, cidades do Sul do Estado.