Conto de Bukowski adaptado à cena teatral estreia em BH

Miguel Anunciação - Do Hoje em Dia
21/02/2013 às 10:03.
Atualizado em 21/11/2021 às 01:12
 (Guto Muniz)

(Guto Muniz)

Nascido na Alemanha pré-guerra, Charles Bukowski escreveu uma obra veementemente crítica às boas maneiras e ao estilo de vida nos Estados Unidos, onde ele foi morar desde criança. Já levada algumas vezes ao cinema e à TV, sua obra não concede às hipocrisias e nunca deixa de ser ótima literatura. Nem cogite deixar de lê-la.

Enquanto isso, a Cia. 15 de Teatro apresenta "15 Centímetros", seu trabalho de lançamento, atração do Galpão Cine Horto a partir desta quinta-feira (21). Elaborada e interpretada por Alexandre Hugo e Bruna Betito, a peça basicamente se ampara no conto homônimo (e pouco lido) de Bukowski.

Nele, uma mulher, Sarah, submete o parceiro, Henry, a uma dieta alimentar e a socos constantes na barriga até vê-lo reduzido a... 15 centímetros. Jamais se explicita com que intenção: como medida de acomodação ante a explosão demográfica da humanidade? ou como vingança pessoal e do gênero feminino, por tudo o que passam e passaram por coabitarem com os homens?

Embora fosse considerado "muito teatral" pelos dois atores, que se conheceram na graduação de Teatro da UFMG, o conto foi proposto "sem maiores expectativas" à comissão da Mostra Rascunhos de Cena. Mas acabou selecionado entre os 12 concorrentes ao Festival de Cenas Curtas passado.

Considerada uma das melhores cenas ali exibidas, elogiada pela crítica, "15 Centímetros" foi apontada como a de mais potencial para tornar-se um espetáculo de fôlego - como já ocorreu com outros grupos relacionados aos projetos do Cine Horto.

Esta operação sempre tão delicada, a de transformar uma cena curta em espetáculo, chega aos olhos do público. Após sete meses de ensaios, agregando novos pontos de vistas, de respeitáveis profissionais, todos atores/diretores do grupo Galpão: Eduardo Moreira, Inês Peixoto e Paulo André.

"Está pronto", assegura Bruna, nascida em São João da Boa Vista (SP), quase divisa com Minas, que em 2009 veio a Belo Horizonte especialmente para estudar teatro. A presença do público poderá revelar muita coisa que a dupla da Cia. 15 não alcança. É o que se poderá deduzir a partir desta quinta.

O dever de casa, porém, está feito. Os dois se empenharam em ver muitos filmes, estabelecer nexos, ouvir sugestões, levar à cena e ver no que resultava. E é o que eles agora nos convidam a conferir. Vamos assistir?

Toda exuberância e melodrama dos filmes do espanhol Pedro Almodóvar

Apesar da recepção calorosa que a cena curta mereceu, Alexandre e Bruna não se furtaram a manter aberta a escuta. Acatar sugestões. Como a de que a fábula do conto deveria se reduzir ao "miolo" do espetáculo. Começo e fim poderiam incorporar outras possibilidades. Como o melodrama que o conto sugere.

Assim, os dois atores/criadores buscaram fontes generosas deste gênero tão desdenhado, mas inegavelmente rico. Como os filmes do espanhol Pedro Almodóvar, do americano Douglas Sirkis e do alemão Rainer Werner Fassbinder - infelizmente, de pouco acesso hoje em dia, lamentam.

De Sirkis – tido como "o rei do melodrama no cinema", tomado como matriz por outros cineastas –-, os dois puderam ver muita coisa. Sobretudo numa mostra especial, recém-promovida pela Sala Humberto Mauro. Ficaram surpresos com a presença maciça de público, sempre lotando sessões.

"É um gênero ainda muito admirado pelas pessoas", reforça Bruna, que destaca "De Salto Alto" e "Mulheres à Beira de um Ataque de Nervos" como os títulos de Almodóvar que mais contribuiram para as colagens de cinema (e de dança também) que "15 Centímetros" se autoriza. Também se deveria a Almodóvar a inspiração que o espetáculo absorveu na cenografia e nos figurinos (dos EUA, anos 50) e na trilha sonora, de canções de Ernesto Lecuona.


Serviço

Espetáculo "15 Centímetros", no Galpão Cine Horto (rua Pitangui, 3613, Sagrada Família). De quinta à sábado às 21 horas. Domingos, às 19 horas. Em cartaz até 8 de março. Ingressos a R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia). Informações: 31 3481 4770.

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por