De volta a BH, Ecum 2014 programa cinco peças e várias discussões

Pedro Artur/Hoje em Dia
12/09/2014 às 08:27.
Atualizado em 18/11/2021 às 04:10
 (Elenize Dezgeniski/)

(Elenize Dezgeniski/)

Teatro como ponto de partida para pensar a sociedade brasileira. Cinco peças com abordagens de temas atuais ocupam os palcos dos teatros Marília, Francisco Nunes, Funarte e Espanca! durante a Mostra Artística Centro Internacional de Teatro Ecum 2014 – Espetáculos e Fórum, que acontece entre os dias 13 e 21.

Em cena, cinco espetáculos: “Recusa” (Cia Balagan/SP), “Conselho de Classe” (Companhia dos Atores/RJ), “Entrevista com Stela do Patrocínio” (Georgette Fadel, Juliana Amaral e Lincoln Antonio), “Árvores Abatidas, ou Para Luís Melo” (Marcos Damasceno Cia de Teatro) e “Cais ou Da Indiferença das Embarcações” (Velha Companhia).

Para Fernando Mencarelli, curador do Fórum, a experiência dos movimentos sociais recentes acrescentou, sim, elementos à discussão teatral. “Estamos motivados a fazer uma pequena discussão de como as artes cênicas, em particular o teatro, estão levando ao palco pautas da ordem do dia”.

O coordenador geral, Guilherme Marques, por sua vez, ressalta o caráter provocador da empreitada. “Nossa ideia é provocar uma reflexão que extrapole o teatro. É a busca pelo diálogo com a sociedade perante os rumos abertos com os movimentos sociais mais recentes. A pessoa paga para ver o espetáculo, mas o Fórum é gratuito”.

DE VOLTA A BH

O Teatro Ecum foi fundado em BH, em 1998. Em 2011, alçou voo, rumo a São Paulo, desdobrando-se em dois eixos: Fórum e Centro de Pesquisa sobre a Formação em Artes Cênicas. Guilherme não disfarça a felicidade com o retorno a Belo Horizonte. “O Ecum é um patrimônio de BH. Estou muito feliz ao iniciar a nova etapa aqui. As pessoas que forem aos espetáculos serão convidadas a ficar e a participar do fórum”.

Na capital paulista, foram mostrados mais de 90 espetáculos, com grande repercussão. O que desembocou em duas ações: pedido de tombamento do prédio que o evento ocupava (e que estava sob a mira da especulação imobiliária) e de tombamento imaterial do Ecum junto ao Conselho Cultural da Cidade.

Ecum 2014 – Espetáculos e Fórum. Deste sábado (13) ao dia 21/9, em quatro espaços. R$ 20 e R$ 10 (meia).
Site: citecum.com.br


 

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por