Defiance, série transmídia do Syfy, estreia no Brasil

Beth Barra - Hoje em Dia
16/04/2013 às 11:49.
Atualizado em 21/11/2021 às 02:52

Humanos e alienígenas começam nesta terça-feira (16) uma jornada de 13 episódios com a estreia de Defiance, às 20 horas. A nova série do canal Syfy foi tratada como uma superprodução e o primeiro capítulo, com duas horas de duração, terá transmissão simultânea pelo Universal Channel, uma degustação para assinantes, já que o Syfy só entra no cardápio dos assinantes da Net, Sky e Claro que têm os pacotes mais completos.

Defiance, ambientada em 2046, é a primeira produção multimídia da TV paga, considerada uma revolução na forma de contar uma história. O grande trunfo da série é a união de duas mídias: TV e game.

O projeto do Universal Networks International com a Triton World’s é o primeiro onde jogo (para PC, Paystation e XBox) e um épico de ficção científica ganham interface. O game online, lançado em 2 de abril, pode ser jogado paralelamente, enquanto os grandes eventos da saga pós-apocalíptica acontecem simultaneamente na telinha, com suas revoluções, conflitos, guerras e desastres naturais.
 
O seriado é ambientado em St Louis, Missouri, que após 33 anos de guerra - a história se passa aproximadamente em 2046 - ganhou o nome de Defiance e se tornou um dos poucos refúgios do planeta Terra. O conflito entre humanos e sete raças alienígenas, que passam a ser conhecidas como Votans, deixou a herança de terras devastadas e organizações sociais praticamente inexistentes. Essa terra sem lei, onde cada criatura precisa lutar pela própria sobrevivência, proporciona todos os elementos para o épico.

Rockne S. O’Bannon, criador de Defiance e os roteiristas Tim Walhs e Craig Gore, tiveram o cuidado de dar ao público a liberdade de simplesmente assistir à série ou se dedicar ao game. O produtor sênior do projeto, Ron Hill, explicou que não será necessário assistir o seriado e jogar simultaneamente para entender e acompanhar o que se passa no mundo Defiance, embora a união das mídias complete o projeto.

Na primeira temporada, com 13 episódios (o de estreia com duas horas, os restantes com 60 minutos cada), os jogadores vão acompanhar os principais personagens em uma missão que terá influência sobre o épico televisivo.
 
Divertimento para iniciados

A ideia de uma série transmídia pode parecer confusa para os não iniciados, mas aqueles que passam horas em games on line vão ter um tipo de divertimento pioneiro. Por conta do público high tech, que domina, tecnologia e estratégias, Defiance perderá um personagem no seriado da telinha, que será acompanhado pelos jogadores em sua experiência em outro local, a cidade de São Francisco. Ele voltará à série como uma pessoa diferente e bem menos desagradável por conta de sua experiência - mas, nesse caso, apenas os jogadores saberão como e porque ele se transformou.

O objetivo é seduzir o público usando as duas mídias. É o que os produtores chamam de “experiência completa” e, pode-se acrescentar, duplamente lucrativa em relação aos investimentos de concepção e produção. Além disso, quando terminar a primeira temporada na televisão, Defiance vai continuar no game a saga dos personagens.

Além dessa revolução midiática, o que mais Defiance tem como trunfo? Para os fãs de ficção científica - o Syfy é o único no Brasil com uma programação de séries e filmes do gênero - a nova produção promete cenários devastadores, heróis nem tão bonzinhos, efeitos especiais incríveis (incluindo as armas projetadas especialmente para a série à caracterização dos alienígenas) e uma visão do futuro próximo que coloca a espécie humana em risco de extinção.
 
 Os elementos de suspense e aventura estão aliados a questões não exatamente filosóficas, mas extremamente humanas: paixões, poder, heroísmo, corrupção, coragem, amor, sexo, lealdade. Os ingredientes emocionais de Defiance envolvem relações familiares, fidelidade, ideais e a crença de que será possível reescrever a história da Terra, mesmo com toda a devastação e antagonismo. No seriado, humanos e raças alienígenas, após uma guerra de 30 anos, serão obrigados a conviver e lutar juntos algumas vezes, contra um inimigo ainda mais ameaçador - as máquinas.
 
Stahma Tarr (Jaime Murray), a alienígena de casta nobre, casada com Datak, vogan que controla o submundo em Defiance (Foto: Syfy/Divulgação)


Quem é quem

Grant Bowler (Joshua Nolan) - Vive o protagonista Nolan, ex-fuzileiro naval que lutou no conflito alienígena. Depois de perder a mulher e o  filho na guerra, retorna anos depois do conflito a St Louis, agora Defiance. Cria Irisa (Stephanie Leonidas), uma jovem Irathient, adotada por ele, após ter matado seu pai biológico, um criminoso.

Stephanie Leonidas (Irisa Nyira) - Nasceu  após a guerra. É da raça Irathient. Braço direito do pai adotivo Nolan, Irisa é independente, corajosa, esperta, mas igualmente mal humorada, preguiçosa e por vezes individualista. Aceita ficar em Defiance  por lealdade ao pai. Os dois discordam sobre quase tudo, mas são inseparáveis.
 
Julie Benz (Amanda Rosewater) - A atriz encarna Amanda Rosewater, uma idealista e prefeita do movimentado Defiance. Ela fará tudo para a manter a paz na comunidade, uma tarefa ambiciosa e cheia de riscos.
 
Tony Curran (Datak Tarr) - Datak Tarr é a figura principal no submundo Defiance, controlando o contrabando de armas e o crime organizado. Fiel a seus hábitos de Castithan, Datak está sempre à procura de oportunidades para atrair as pessoas e depois manipulá-las. Nascido em uma casta inferior, é um sobrevivente que conseguiu embarcar na Arca. Lá ele conheceu Stahma, que admirava seus instintos, e os dois tornaram-se marido e mulher.

Jaime Murray (Stahma Tarr) - Stahma Tarr é uma fêmea Castithan, a esposa de Datak Tarr e mãe de Alak Tarr. É uma Castithan de origem nobre. Ao fazer seu caminho para a Terra em uma das Arcas, conheceu  Datak.
Graham Greene (Rafe McCawley) - O influente Rafe cCawley é o proprietário da mina mais rentável na área. Ele se esforça por equilibrar, mesmo precariamente, suas relações pessoais, familiares e as ambições políticas.
 
Mia Kirshner (Quênia) - Quando Quênia chegou a Defiance, ela passou a residir no NeedWant, bar e bordel local, tornando-se sua proprietária. Tem uma aguçada percepção das necessidades dos outros, mas é confusa e insegura quando se trata de suas próprias emoções.
 
Julie Benz (Amanda Rosewater) é a prefeita de Defiance, equilibrando-se na convivência com diferentes raças (Foto: Syfy/Divulgação)

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por