Diretor de "As Horas" e "Billy Elliot" começa a filmar novo longa no Brasil

Rodrigo Salem - Folhapress
27/07/2013 às 16:19.
Atualizado em 20/11/2021 às 20:26

SÃO PAULO  - Indicado ao Oscar de direção por "Billy Elliot" (2000), "As Horas" (2002) e "O Leitor" (2009), o inglês Stephen Daldry começa a rodar no Brasil na quarta-feira (31) seu novo filme, "Trash". Trata-se de uma adaptação do livro homônimo de Andy Mulligan, lançado no país recentemente pela editora Cosac Naify.

As filmagens durarão cerca de dez semanas. A produção terá locações externas em diversos pontos da cidade, como a comunidade Tavares Bastos, o cemitério do Catumbi e a Central do Brasil. No entanto, o principal cenário do filme, o lixão onde vivem os três jovens protagonistas, será inteiramente recriado com material cenográfico em Jacarepaguá, sob a coordenação do diretor de arte Tulé Peak ("Tropa de Elite" e "Cidade de Deus").

"Trash" narra a história de um trio de meninos pobres, Rafael (Rickson Tevez), Gardo (Eduardo Luis) e Rato (Gabriel Weinstein), que encontra uma bolsa no lixão com os seguintes pertences: uma carteira, uma chave, um pouco de dinheiro, um mapa dobrado e o documento de um homem chamado José Ângelo (Wagner Moura), chefe de segurança de um importante político. Perseguidos pela polícia, os garotos acham que aqueles itens podem levá-los a uma fortuna, em uma aventura no estilo de "Quem Quer Ser Um Milionário?" (2008).

"Eles tinham me sondado para fazer esse filme antes, mas não pude", conta Wagner Moura sobre sua segunda produção internacional -a primeira é "Elysium", de Neill Blomkamp ("Distrito 9"), que estreia no Brasil em 20 de setembro. "Houve uma demora porque o roteiro foi todo escrito em inglês por Richard Curtis [de "Quatro Casamentos e um Funeral" e "Um Lugar chamado Notting Hill"], só que eles precisavam transportar o filme para Brasil. O livro é sobre uma realidade dura".

 

Rio

O texto original de Mulligan não especifica o cenário da trama, mas é sabido que o autor se inspirou nos arredores de Manila, nas Filipinas, onde morou por alguns anos e trabalhou em uma escola para adolescentes endinheirados que levantava verbas para instituições educacionais mais pobres. "O detalhe que motivou a história foi contado por um amigo. Ele me falou que crianças que trabalham no depósito de lixo passam parte do dia cavando fezes humanas para encontrar coisas de valor. Era dessa visão do inferno que saiu "Trash"", explicou o escritor ao site literário "The Book Nut".

O filme de Daldry, no entanto, terá o Rio como cenário porque a produção é financiada pela paulista O2, com o apoio da RioFilme. O estúdio Universal e as produtoras inglesas Working Title e PeaPie Films também estão investindo no longa. Os protagonistas são todos brasileiros, e o elenco conta com nomes como Selton Mello e André Ramiro. Já Martin Sheen ("Apocalypse Now") e Rooney Mara ("Os Homens que Não Amavam as Mulheres") interpretarão o padre Juilliard e a ativista Olivia, respectivamente.

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por