Dorival Caymmi é homenageado com série de shows

Pedro Artur - Hoje em Dia
21/11/2014 às 08:18.
Atualizado em 18/11/2021 às 05:06
 (Washington Possato)

(Washington Possato)

Belo Horizonte se curva, mais uma vez, ao talento de Dorival Caymmi (1914–2008). No começo do mês foi a vez de Dori homenagear o pai e mestre. Agora, a reverência é feita pela nova geração de cantores e compositores da Música Popular Brasileira. Teresa Cristina e João Cavalcanti (filho de Lenine) emprestam suas vozes às músicas do genial baiano no show “Requebre que Eu Dou um Doce” – que abre, neste sábado (22) e domingo (23) no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB-BH), o projeto “Caymmi, Quando se Canta Todo Mundo Bole”, que comemora o centenário do compositor.

Teresa Cristina não esconde a emoção em poder participar dessa homenagem. “Ouço Caymmi desde criança. Além de ótimo compositor, ele é um grande instrumentista e quando canta as músicas dele são as melhores interpretações da sua obra. É um grande contador de história e sua voz ficou no imaginário. Só tem filé mignon”.

Ela destaca que, embora não tenha sido a responsável pela escolha do repertório, ficou encantada de cara com o projeto. “Um projeto desse não dá para falar não; é maravilhoso. Desde o início gostei do repertório, apenas uma música nunca tinha ouvido, ‘Oiá’, parceria de Caymmi com Jorge Amado. É bem bonita e deu tudo certo”, diz Teresa.

Do repertório fazem parte canções como “Modinha para Teresa Batista”, “Modinha para Gabriela”, “Doralice”, “Rosa Morena” e “Dora”, entre outras.

Mas esta não é a primeira experiência de trabalho de Teresa Cristina com os bambas da MPB. Já fez show em tributo a Candeia, prestou belíssima homenagem a Paulinho da Viola, com seu primeiro CD, “A Música de Paulinho da Viola”, e agora deságua nas canções de Caymmi. “Eu tive a sorte até agora de integrar essas ideias. São ideias que não partem de mim, a única ideia minha era a homenagem ao Candeia. As outras foram sugeridas, embarquei nelas e tem a ver com meu gosto. Cantei na Lapa (bairro boêmio do Rio de Janeiro) esses autores, estão sempre presente no meu dia a dia”, enfatiza a cantora, feliz pela companhia de João Cavalcanti. “Já trabalhamos algumas vezes juntos, até participei do primeiro CD do Casuarina. A gente interage muito bem, com liberdade”.

Em meio a esse projeto – que já circulou por Brasília – Teresa Cristina está a pleno vapor com sua carreira. Neste ano, levou ao público o espetáculo em homenagem a Candeia, com o qual pretende viajar pelo país em 2015. Tem mais. “Já estou fazendo um apanhado de músicas, já tem algo em torno de oito, nove, também tem parceria, para um CD de inéditas”, conta.

Show “Requebre que Eu Dou um Doce”, com Teresa Cristina e João Cavalcanti cantando “as mulheres de Caymmi – as reais, as personagens e as divinas”. Banda: Carlos Pontual (violões), Alex Rocha (baixo), Marco Lobo (percussão) e Rafael Steinbruck (trombone). Neste sábado e domingo, às 19h, no Centro Cultural Banco do Brasil – CCBB (Praça da Liberdade, 450, Funcionários).

Ingressos: R$ 10 e R$ 5 (meia)

Tributo prevê outros três encontros

A homenagem a Caymmi prevê outros três encontros no CCBB-BH, sempre às 19h.Nos dias 29 e 30, os convidados são Jussara Silveira e Moreno Veloso, com o show “Acontece que Eu Sou Baiano”. Nos dias 6 e 7/12, é a vez de Camila Costa e Bem Gil no show “Quem Vem pra Beira do Mar”. E nos dias 13 e 14/12, Alice Caymmi e Danilo Caymmi com “Acalanto”.
 

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por