Terceira edição do evento reúne oito artistas em disputas performáticas no próximo sábado (13)
Espetáculo movimenta o palco do Palácio das Artes com performances cheias de cor, energia e criatividade. (Paulo Lacerda)
Dublagem, brilho e presença de palco: A disputa mais performática de Belo Horizonte está de volta. Neste sábado (13), o Grande Teatro Cemig Palácio das Artes recebe, às 19h, a 3ª edição da Batalha Drag de Lip Sync. Com entrada gratuita e classificação indicativa de 16 anos, a competição reúne oito artistas em duelos de dublagem e performance, sob apresentação da drag queen Walkiria La Roche, referência na cena LGBTQIAPN+ de Minas Gerais.
O espetáculo propõe desafios entre artistas com a prática de lip sync, enquanto sincronizam os lábios com canções famosas, lançam mão de coreografias, figurinos e expressões cênicas para conquistar o público e o título de campeã da noite. Os ingressos estão disponíveis na bilheteria do teatro e na plataforma Eventim.
A Batalha Drag é uma realização da Fundação Clóvis Salgado (FCS), com apoio do Ministério da Cultura, Governo de Minas Gerais, Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais e Fundação Clóvis Salgado. Além de entreter, o evento ocupa um dos palcos mais tradicionais do país com uma arte marcada por irreverência, crítica social e diversidade estética.
Para Walkiria La Roche, estar no palco do Palácio das Artes tem um significado histórico. “O Palácio das Artes abriga um dos maiores e mais famosos palcos do mundo: o Grande Teatro Cemig Palácio das Artes. Neste tablado, pisaram grandes atrizes, cantoras, bailarinas, orquestras do Brasil e do exterior. Conseguir colocar em mesmo nível a arte drag é, para mim, mais do que especial! É uma retratação histórica, haja vista que inúmeros artistas sobreviveram através desse trabalho, assim como foi comigo, há décadas atrás, sem o devido reconhecimento enquanto uma expressão artística”, ressalta.
A arte drag, embora frequentemente associada à cultura LGBTQIAPN+, é uma forma teatral presente desde a antiguidade, quando mulheres eram proibidas de atuar e homens assumiam todos os papéis cênicos. Ao longo dos séculos, essa expressão se consolidou como um movimento cultural e artístico de desconstrução de estereótipos, inspirando gerações e influenciando nomes como Lady Gaga, Xuxa, Joan Crawford e Elke Maravilha.
Serviço - 3ª Batalha Drag de Lip Sync
Data: Sábado, 13 de julho
Horário: 19h
Local: Grande Teatro Cemig Palácio das Artes – Av. Afonso Pena, 1537, Centro, BH
Entrada gratuita: Retirada de ingressos na bilheteria ou na plataforma Eventim
Classificação: 16 anos
Leia mais: