(Frederico Haikal)
Brasileiros e brasileiras, ladies and gentlemen, damas y caballeros, mesdames e messieurs. Bem-vindos a Minas Gerais, estado que concentra cerca de 60% do patrimônio histórico brasileiro. Aproveitem muito os jogos da Copa do Mundo no Mineirão. E nos dias em que não estiverem acontecendo partidas, aproveitem para passear e conhecer os atrativos próximos a Belo Horizonte. As cidades históricas do chamado Circuito do Ouro estão entre as melhores opções.
O Circuito do Ouro tem este nome por abranger as cidades que fizeram parte do chamado Ciclo do Ouro, definido pelos historiadores como o período em que a exploração do ouro, especialmente em Minas Gerais, contribuiu para um grande desenvolvimento do interior do país. O Ciclo foi do final do século XVII até o final do século XVIII, estendendo-se ainda, mas incipiente, nas primeiras décadas do século XIX.
Fazem parte do Circuito do Ouro 16 localidades, todas a cerca de 150 quilômetros de Belo Horizonte: Ouro Preto, Congonhas, Caeté, Catas Altas, Barão de Cocais, Itabira, Itabirito, Mariana, Nova Era, Nova Lima, Ouro Branco, Piranga, Raposos, Rio Acima, Sabará e Santa Bárbara.
Da capital para qualquer um dessas cidades, pode-se ir de carro, ônibus ou contratando uma excursão com guia, o que acaba sendo mais proveito.