Literatura

Escritora mineira mostra investigação sobre a memória a partir do diagnóstico de Alzheimer da avó

A obra “Coisas presentes demais” será lançada na Livraria Quixote em BH, com conversa entre escritoras no dia 25 de julho, véspera do Dia dos Avós

Do HOJE EM DIA
portal@hojeemdia.com.br
21/07/2025 às 15:31.
Atualizado em 21/07/2025 às 15:42

O que se perde quando se perde a memória? Essa é a pergunta que guia "Coisas presentes demais", novo livro da escritora e pesquisadora mineira Flávia Péret. Em uma narrativa sensível, a autora remonta lembranças da avó, diagnosticada com Alzheimer, para reconstruir laços afetivos e refletir sobre o tempo, o corpo e o amor.

O lançamento ocorre na próxima sexta-feira (25), às 19h, na Livraria Quixote (Rua Fernandes Tourinho, 274 - Savassi), em Belo Horizonte. A noite de autógrafos será acompanhada de uma conversa com as escritoras Paloma Vidal, Danielle Magalhães, Carina Gonçalves e Marina Apolinário.

Na obra, publicada pela Relicário Edições, a neta observa a avó em processo de apagamento, alternando visitas a uma casa de repouso com recordações de infância. O resultado é um mosaico literário construído a partir de gestos, silêncios, roupas, palavras e lacunas. “Sigo em busca de uma imagem síntese que traduza com exatidão a essência luminosa e desafiadora da avó”, escreve Péret.

Entre os trechos, surgem perguntas dolorosas e ternas, como quando a narradora diz: “Sinto que é mais fácil amar a avó aqui” ou “Toda mulher é um pouco fora da lei”. O livro, de 188 páginas, também provoca uma reflexão sobre a condição feminina, as heranças familiares e os limites da linguagem diante do luto e do esquecimento.

A escritora Flávia Péret lança seu novo livro Coisas presentes demais na Livraria Quixote, com participação de outras autoras. Obra retrata a relação entre neta e avó diante do Alzheimer (Divulgação/Relicário Edições)

A escritora Flávia Péret lança seu novo livro Coisas presentes demais na Livraria Quixote, com participação de outras autoras. Obra retrata a relação entre neta e avó diante do Alzheimer (Divulgação/Relicário Edições)

Autora premiada, Flávia Péret nasceu em Ouro Preto em 1978. É professora de criação literária e tem trabalhos que exploram a palavra em diálogo com outras linguagens. Em 2018, foi contemplada com o prêmio Jean-Jacques Rousseau, na Alemanha, pelo projeto Uma Mulher.Ela também já levou o prêmio Memória do Jornalismo Brasileiro, da Folha de São Paulo.

Serviço:

Lançamento do livro Coisas presentes demais
Data: 25 de julho, sexta-feira
Horário: 19h
Local: Livraria Quixote (Rua Fernandes Tourinho, 274 - Savassi)

Leia mais:

© Copyright 2025Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por