Especialistas mostram como aproveitar melhor o tempo com planejamento

Thais Oliveira
taoliveira@hojeemdia.com.br
29/07/2016 às 17:55.
Atualizado em 15/11/2021 às 20:03

O mês de julho terminará em algumas horas. O Dia dos Pais já está batendo à porta. Num piscar de olhos, chegará também o Dia das Crianças, o feriado da Proclamação da República, o Natal... Daqui a pouco, está todo mundo de branco celebrando mais um Ano Novo. O tempo está correndo – literalmente, na visão de muitos. Mas, calma, pessoal. Aliás, “mais” calma. Mesmo tendo uma série de atividades a serem desempenhadas, vale parar. Não, para “perder” tempo, como alguns possam entender. A proposta é justamente oposta.

Pensar a respeito das diversas perspectivas inseridas na palavra “tempo” pode até mudar uma vida. A meta-coaching Raquel Couto acredita que, com organização, é possível desenvolver mais tarefas dentro do mesmo prazo. “Quando tenho meu propósito bem definido, passo a me organizar e agir de acordo com ele. Do contrário, saio fazendo de tudo um pouco ou, até mesmo, nada”. Para tanto, o planejamento é imprescindível. “Acredito que estou construindo hoje o que terei no futuro, seja daqui 6 meses ou 5 anos. É importante ter planejamento para curto, médio e longo prazo”, ensina a meta-coaching.

Raquel diz, contudo, que, nem sempre, há como colocar no pacote todas as coisas almejadas. “Se quero fazer atividade física, talvez, tenha que abrir mão de acordar mais tarde”.

É justamente isso que o gerente corporativo Paulo Lopes, de 45 anos, tem feito há pouco mais de 6 meses. “Não me deixo acreditar mais que não tenho tempo. Por isso, hoje, faço uma hora de exercício diário a mais e um trabalho voluntário. Deixei também de agir de forma emergencial para uma mais planejada”, conta.

O outro lado da moeda
A doutora em Psicologia e professora da UFMG Cassandra França, por sua vez, atenta para a importância de outra faceta da questão: o ócio. “Estamos cada vez mais avessos à ideia de não se fazer nada, como se não tivéssemos mais esse direito”, diz. Para ela, o problema da vida frenética são os efeitos colaterais que ela pode trazer. “A aceleração aumenta a ansiedade. As pessoas não conseguem esperar por alguém atrasado por mais do que alguns minutos”, exemplifica. 

Também seria resultado da correria a forma superficial a qual muitas relações estão submetidas. “As pessoas de hoje não querem conversar pessoalmente, se encontrar. Tudo é resolvido pelo WhatsApp. Elas pensam: ‘quanto tempo vou gastar para chegar na sua casa? Não posso perder esse tempo’”, critica. 

“Estamos vivendo uma época de imediatismo fora do comum. Somente quando for descoberta uma sequela muito grave decorrente disso, a sociedade vai parar para refletir”Cassandra França, doutora em Psicologia e professora

Pausa para refletir
Para quem deseja ampliar o ponto de vista sobre o tema, o curso “Sobre o Tempo”, do café-coworking Guaja, promete ajudar. De 23 de agosto a 18 de setembro, especialistas, estudiosos e empreendedores irão ministrar de forma interdisciplinar aulas sobre o assunto. As inscrições estão abertas e custam R$ 3.488 (1º lote).

Segundo Renata Alamy, idealizadora do curso e sócia-proprietária do Guaja, qualquer adulto pode participar. “Vamos falar do tempo a partir de vários olhares, da astrologia e agricultura à preguiça. Há o aspecto filosófico, comportamental, científico”, aponta. 

A proposta seria a de provocar uma transformação nos participantes. “Várias questões irão surgir, o que proporcionará um processo de autoconhecimento grande. A ideia é trazer repertório e inspiração”.

O tempo de duração do curso é de 50 horas e os alunos irão conhecer também ferramentas práticas de planejamento. Os palestrantes da empresa Mesa e Cadeira, por exemplo, irão dar a missão de construir um projeto em apenas dois dias. “Ao terem um prazo curto, as pessoas são forçadas a tomar decisões. A ideia é otimizar o trabalho e cortar o que é desnecessário”, afirma Rafael Quick, um dos representantes da empresa.

Veja alguns livros que trazem dicas sobre organização do tempo:

- O Tempo na Sua Vida - Organize Estrategicamente Sua Vida, Suas Prioridades e Seu Tempo

Autor: Fernando A. Ribeiro Serra, Jurandir Sell Macedo

Editora: Editora Saraiva

Ano: 2009

Número de páginas: 160 páginas

Resumo: Neste livro, o autor ensina aos leitores como organizar estrategicamente suas vidas e prioridades, fazendo sobrar tempo e tornando o caminho do equilíbrio pessoal e profissional menos árduo.

 - Segredos De Administração De Tempo

Autor: Martin Manser

Editora: Fundamento

Ano: 2013

Número de páginas: 128 páginas

Resumo: Martin Manser mostra nesta obra maneiras de empregar o tempo de forma eficaz, e como um bom planejamento e autoconhecimento são essenciais para cumprir suas tarefas com eficiência e de forma proveitosa.


-  10-10-10 Hoje, Amanhã e Depois – Tome as Melhores Decisões Considerando 10 Minutos, 10 Meses e 10 Anos

Autor: Susy Welch

Editora: Ediouro

Ano: 2009

Número de páginas: 224 páginas

Resumo: A autora criou o "10-10-10" - um conceito que acredita ser uma poderosa ferramenta para organizar a vida de um indivíduo no mundo contemporâneo: parar e pensar sobre as consequências das decisões no presente imediato, no médio prazo e num futuro distante - nos próximos 10 minutos, 10 meses e 10 anos.

 - Superdicas para Administrar o Tempo e Aproveitar Melhor a Vida

Autor: Dulce Magalhães

Editora: Saraiva

Ano: 2008

Número de páginas: 136 páginas

Resumo: Dulce Magalhães mostra 60 caminhos para você deixar de ser vítima dos ponteiros e obter êxito na organização do próprio tempo, aprendendo que é possível dosa-lo para conciliar prazer, realização pessoal, produtividade e bem-estar físico e financeiro.

 - A Tríade do Tempo - Um Modelo Comprovado Para Organizar Sua Vida, Aumentar Sua Produtividade e Seu Equilíbrio

Autor: Christian Barbosa

Editora: Sextante / Gmt

Número de páginas: 256

Resumo: A partir do conceito de que o tempo se divide em três esferas – importante, urgente e circunstancial –, o autor ensina como equilibrá-las para melhorar seu desempenho e como agir caso você esteja desperdiçando energia demais na esfera errada.

  

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por