O mês de julho terminará em algumas horas. O Dia dos Pais já está batendo à porta. Num piscar de olhos, chegará também o Dia das Crianças, o feriado da Proclamação da República, o Natal... Daqui a pouco, está todo mundo de branco celebrando mais um Ano Novo. O tempo está correndo – literalmente, na visão de muitos. Mas, calma, pessoal. Aliás, “mais” calma. Mesmo tendo uma série de atividades a serem desempenhadas, vale parar. Não, para “perder” tempo, como alguns possam entender. A proposta é justamente oposta.
Pensar a respeito das diversas perspectivas inseridas na palavra “tempo” pode até mudar uma vida. A meta-coaching Raquel Couto acredita que, com organização, é possível desenvolver mais tarefas dentro do mesmo prazo. “Quando tenho meu propósito bem definido, passo a me organizar e agir de acordo com ele. Do contrário, saio fazendo de tudo um pouco ou, até mesmo, nada”. Para tanto, o planejamento é imprescindível. “Acredito que estou construindo hoje o que terei no futuro, seja daqui 6 meses ou 5 anos. É importante ter planejamento para curto, médio e longo prazo”, ensina a meta-coaching.
Raquel diz, contudo, que, nem sempre, há como colocar no pacote todas as coisas almejadas. “Se quero fazer atividade física, talvez, tenha que abrir mão de acordar mais tarde”.
É justamente isso que o gerente corporativo Paulo Lopes, de 45 anos, tem feito há pouco mais de 6 meses. “Não me deixo acreditar mais que não tenho tempo. Por isso, hoje, faço uma hora de exercício diário a mais e um trabalho voluntário. Deixei também de agir de forma emergencial para uma mais planejada”, conta.
O outro lado da moeda
A doutora em Psicologia e professora da UFMG Cassandra França, por sua vez, atenta para a importância de outra faceta da questão: o ócio. “Estamos cada vez mais avessos à ideia de não se fazer nada, como se não tivéssemos mais esse direito”, diz. Para ela, o problema da vida frenética são os efeitos colaterais que ela pode trazer. “A aceleração aumenta a ansiedade. As pessoas não conseguem esperar por alguém atrasado por mais do que alguns minutos”, exemplifica.
Também seria resultado da correria a forma superficial a qual muitas relações estão submetidas. “As pessoas de hoje não querem conversar pessoalmente, se encontrar. Tudo é resolvido pelo WhatsApp. Elas pensam: ‘quanto tempo vou gastar para chegar na sua casa? Não posso perder esse tempo’”, critica.
Pausa para refletir
Para quem deseja ampliar o ponto de vista sobre o tema, o curso “Sobre o Tempo”, do café-coworking Guaja, promete ajudar. De 23 de agosto a 18 de setembro, especialistas, estudiosos e empreendedores irão ministrar de forma interdisciplinar aulas sobre o assunto. As inscrições estão abertas e custam R$ 3.488 (1º lote).
Segundo Renata Alamy, idealizadora do curso e sócia-proprietária do Guaja, qualquer adulto pode participar. “Vamos falar do tempo a partir de vários olhares, da astrologia e agricultura à preguiça. Há o aspecto filosófico, comportamental, científico”, aponta.
A proposta seria a de provocar uma transformação nos participantes. “Várias questões irão surgir, o que proporcionará um processo de autoconhecimento grande. A ideia é trazer repertório e inspiração”.
O tempo de duração do curso é de 50 horas e os alunos irão conhecer também ferramentas práticas de planejamento. Os palestrantes da empresa Mesa e Cadeira, por exemplo, irão dar a missão de construir um projeto em apenas dois dias. “Ao terem um prazo curto, as pessoas são forçadas a tomar decisões. A ideia é otimizar o trabalho e cortar o que é desnecessário”, afirma Rafael Quick, um dos representantes da empresa.
Veja alguns livros que trazem dicas sobre organização do tempo:
- O Tempo na Sua Vida - Organize Estrategicamente Sua Vida, Suas Prioridades e Seu Tempo
Autor: Fernando A. Ribeiro Serra, Jurandir Sell Macedo
Editora: Editora Saraiva
Ano: 2009
Número de páginas: 160 páginas
Resumo: Neste livro, o autor ensina aos leitores como organizar estrategicamente suas vidas e prioridades, fazendo sobrar tempo e tornando o caminho do equilíbrio pessoal e profissional menos árduo.
- Segredos De Administração De Tempo
Autor: Martin Manser
Editora: Fundamento
Ano: 2013
Número de páginas: 128 páginas
Resumo: Martin Manser mostra nesta obra maneiras de empregar o tempo de forma eficaz, e como um bom planejamento e autoconhecimento são essenciais para cumprir suas tarefas com eficiência e de forma proveitosa.
- 10-10-10 Hoje, Amanhã e Depois – Tome as Melhores Decisões Considerando 10 Minutos, 10 Meses e 10 Anos
Autor: Susy Welch
Editora: Ediouro
Ano: 2009
Número de páginas: 224 páginas
Resumo: A autora criou o "10-10-10" - um conceito que acredita ser uma poderosa ferramenta para organizar a vida de um indivíduo no mundo contemporâneo: parar e pensar sobre as consequências das decisões no presente imediato, no médio prazo e num futuro distante - nos próximos 10 minutos, 10 meses e 10 anos.
- Superdicas para Administrar o Tempo e Aproveitar Melhor a Vida
Autor: Dulce Magalhães
Editora: Saraiva
Ano: 2008
Número de páginas: 136 páginas
Resumo: Dulce Magalhães mostra 60 caminhos para você deixar de ser vítima dos ponteiros e obter êxito na organização do próprio tempo, aprendendo que é possível dosa-lo para conciliar prazer, realização pessoal, produtividade e bem-estar físico e financeiro.
- A Tríade do Tempo - Um Modelo Comprovado Para Organizar Sua Vida, Aumentar Sua Produtividade e Seu Equilíbrio
Autor: Christian Barbosa
Editora: Sextante / Gmt
Número de páginas: 256
Resumo: A partir do conceito de que o tempo se divide em três esferas – importante, urgente e circunstancial –, o autor ensina como equilibrá-las para melhorar seu desempenho e como agir caso você esteja desperdiçando energia demais na esfera errada.