Estreia do fim de semana, "Jack Reacher: O Último Tiro" leva ação pouco convencional aos cinemas

Wallace Graciano - Do Hoje em Dia
11/01/2013 às 17:03.
Atualizado em 21/11/2021 às 20:32
 (Paramount/Divulgação)

(Paramount/Divulgação)

Um filme de ação pouco convencional. Com contornos e desdobramentos policiais que não se vê em histórias de espionagem, “Jack Reacher: O Último Tiro” ("Jack Reacher") chega às telonas nesta sexta-feira (11) apresentando uma série de situações de risco durante uma trama envolvente, em que bonzinhos mudam de lado a todo instante e a ameaça se torna uma grande aliada. Uma boa pedida para um final de semana em que o tédio pode se tornar seu pior inimigo.

O folhetim é baseado no livro homônimo de Lee Child, que rendeu 17 sequências e mais de 60 milhões de cópias vendidas. Seu início é peculiar a todo filme de ação. Silêncio, mistério e assassinatos não explicáveis, muito pelas conexões fragmentadas que o envolvem. A cena faz o expectador pensar que se desenrolaria uma trama de perseguições no decorrer do filme.

Eis que Jack Reacher (Tom Cruise), um militar reformado pouco tradicional, entra em cena e se torna parte da busca pela verdade da advogada, Helen Rodin (Rosamund Pike). Ela aceita o atirador como cliente tentando alguma brecha para inocentá-lo e provar que pode almejar ao cargo de defensora pública assim como seu pai. Reacher se torna seu principal aliado.

É quase que uma virada do filme logo em seu início, pois, a partir deste momento, Cruise consegue levar um novo personagem para o expectador. Com uma mente afiada, o ex-oficial do Exército mostra falhas naquela que parecia ser uma atuação perfeita, porém sem se apresentar como um herói ao público, mas deixando os demais personagens como meros coadjuvantes. Ponto para o “cinquentão”.

A partir deste momento, o filme ganha em tensão. O texto corrido, com alguns intervalos para teorias da conspiração. Destaque para as belas atuações de David Oyelowo, como Emerson, um policial que teve um evidente declínio no decorrer da trama, e do brilhante Werner Herzog, como o ex-prisioneiro russo (e também sombrio) The Zec.

Ao que tudo indica, "Jack Reacher" pode levar às telonas o sucesso de sua sequência de livros que se tornou um best-seller. Resta saber se os próximos diretores conseguirão manter a boa atuação de Cruise para a sequência, uma vez que ele parece cada vez mais estar se desvinculando da imagem de Ethan Hunt, da franquia "Missão Impossível".

Assista ao trailer
 

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por