Fabrício Carpinejar lança novo livro hoje em BH

Thiago Pereira
Hoje em Dia - Belo Horizonte
06/11/2017 às 15:56.
Atualizado em 02/11/2021 às 23:34

Que Fabrício Carpinejar é um colecionador de versos, muitos já sabem. Suas palavras são facilmente encontráveis em seus mais de vinte livros publicados, nos seus perfis digitais e, claro, compartilhadas por muitos leitores em suas páginas pessoais, que adotam para si as frases geralmente curtas e diretas do gaúcho.

"Liberdade Na Vida É Ter Um Amor Para Se Prender”, seu novo livro, que ganha lançamento hoje em uma livraria da capital, compila versos em uma plataforma que ele denomina como a “véspera” das mídias digitais: o guardanapo. E esta é apenas a primeira das elegias que o escritor faz ao objeto cotidiano, aparentemente descartável. “É principalmente pelo descartável que me interessa o guardanapo. Este é um projeto de natureza poética por converter o inútil em perenidade emocional. Aquilo que é jogado fora é material para a poesia”, acredita. 

A publicação reúne oitenta frases escritas à mão, e impressas tal qual foram concebidas, em uma edição multicolorida. “O guardanapo serve para limpar a boca, o coração, a alma. Você pode oferecê-lo a um amigo, a uma amor”, garante Carpinejar. Partindo desta premissa, a obra tem páginas destacáveis, que podem ser compartilhadas com outras pessoas, coladas na parede, ter usos diferentes do que a imobilidade na estante.

Como ele lembra, o guardanapo é um portador histórico de grandes histórias; assim, escrever neste objeto é também se filiar ao “livre movimento dos boêmios”. “É onde Lupicínio Rodrigues guardava seus trechos de música”, diz, se lembrando do genial conterrâneo. “Uma caixinha de fósforos para batucar, um guardanapo para anotar. Existe algo mais comovente que voltar para casa com um amontoado de guardanapos no bolso?” questiona, entregando parte de sua inspiração. 

Para além da ronda noturna, o objeto também carrega nostalgias mais solares para Carpinejar. “Quantas vezes eu levei maças envolvidas em guardanapos como merenda na escola? A inspiração para este livro é também minha mãe, por embrulhar minha infância. Nesta plataforma, a literatura e a fome são conjugadas. E assim como a poesia, o guardanapo é cheio de dobras, nasce para o segredo”, resume.

Serviço: Lançamento e sessão de autógrafos de “Liberdade na vida é ter um amor para se prender”, com Fabrício Carpinejar. Hoje às 19h na Livraria Saraiva do Diamond Mall (Av. Olegário Maciel, 1600–Lourdes) 

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por