Festival Conexão acontece entre 14 de junho e 13 de julho

Cinthya Oliveira - Hoje em Dia
31/05/2014 às 10:39.
Atualizado em 18/11/2021 às 02:48
 (Flávio Charchar)

(Flávio Charchar)

Realizado tradicionalmente no mês de maio, o festival Conexão acontecerá, este ano, em um momento diferenciado. Sua 14ª edição será de 14 de junho a 13 de julho – ou seja, o mesmo período em que o Brasil sedia a Copa do Mundo.

Após 12 anos com o nome atrelado a uma empresa de telefonia celular e uma edição realizada de forma independente (com diferentes formas de financiamento), o evento ganha um novo patrocinador (uma famosa marca de refrigerantes), via Lei Estadual de Incentivo à Cultura. Há ainda recursos da Belotur.

Mais de 60 atrações irão se dividir ao longo de quatro semanas no Mercado das Borboletas, Sesc Palladium e Mercado Distrital do Cruzeiro. A grande novidade é que shows musicais também serão levados a estações do BRT-Move. O Parque Municipal volta a ser o principal ponto de encontro do Conexão, com apresentações nos dias 3, 4 e 5 julho.

A maior parte da programação será dedicada à produção local – pelo menos 30 artistas devem ser escolhidos mediante inscrição. Outros 20 nomes nacionais e dez internacionais devem integrar a grade – a divulgação deve começar a ser anunciada na semana que vem.

Atrações

Até o momento, uma atração nacional foi confirmada. Parceira antiga do Conexão, Tulipa Ruiz se apresenta pela primeira vez no Mercado das Borboletas no dia 27 de junho.

Graças a uma parceria com o Consulado da França, o evento vai contar também com os DJs franceses Agoria e Joris Delacroix, que também se apresentam em Salvador, no dia 20 junho, por conta do jogo entre França e Suíça na Arena Fonte Nova.

As atrações internacionais estão sendo negociadas com outras representações diplomáticas. O grupo argelino Freeklane já está confirmado (A Argélia joga no Mineirão, contra a Bélgica, no dia 17 de junho).

A organização do evento tem o interesse de trazer ainda atrações de Argentina, Chile e Uruguai, países que escolheram Minas Gerais para abrigar o treinamento de suas seleções.

'Chamamento' para o evento

Quem quiser participar do Conexão deve se inscrever, até dia 6 de junho, por meio do Facebook.com/conexoeslivres.

Podem participar artistas individuais, bandas, grupos e coletivos de música, teatro, dança, circo, grafite, vjs, djs, performers, intervenções urbanas, mostras de vídeos e fotografias, blocos de carnaval e outras manifestações artísticas.

O resultado será publicado na internet no dia 9 de junho.

Estrangeiros também podem participar. Por sinal, entre as mais de cem inscrições feitas nos dois primeiros dias de “Chamamento”, estão alguns argentinos.

Manifestações não assustam organização

Coordenador do Conexão, Maurílio Kuru Lima acredita que as possíveis manifestações não devem atrapalhar o evento. “Não temos medo nenhum. Quando aparece uma nave espacial estranha, vinda de fora, como aconteceu na Copa das Confederações, o público rejeita. Mas o Conexão não é um evento realizado de fora para dentro”, afirma.

“É um projeto que faz parte da cidade e será um importante ponto de encontro com estrangeiros”, completa o produtor, que deseja ainda realizar um seminário sobre internacionalização da arte no Sesc Palladium.

Ele adianta ainda que haverá uma virada cultural no Mercado das Borboletas nos dias 12 e 13 de julho, que fará referência ao Dia Mundial do Rock. “Será uma programação com música e intervenções artísticas com um perfil mais roqueiro. Todos os estilos do rock, do indie ao metal, devem ser contemplados”, diz Kuru.

No evento, serão projetadas imagens feitas durante a Copa do Mundo – mas o enfoque não será o futebol, mas a efervescência cultural paralela ao mundial.  

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por