Depois de passar por oito capitais, o "Festival Movimento HotSpot" chega a Belo Horizonte, de sexta (19) a domingo (21), prometendo instigantes aperitivos de um projeto que visa fomentar a criatividade, a inovação e o empreendedorismo. Reunindo produções de 303 brasileiros, selecionados em um universo de 1.642 concorrentes (por um time de 25 curadores), o Festival pretende revelar talentos em 11 áreas: arquitetura, beleza, cenografia, design, design gráfico, filme & vídeo, fotografia, ilustração, moda e música, além da (algo inusitada) categoria "Ideia", que premia três propostas mais inovadoras que envolvem conceitos de Empreendedorismo, Tecnologia, Sustentabilidade, Biomimetismo, Engenharia de Produção, Varejo, Branding e Comunicação. De São Paulo, Camila Silva, uma das organizadoras do evento (ao lado de Augusto Mariotti e Márcia Motsuno), "disseca" o quesito. "A gente pedia para que os candidatos simplesmente explicassem o seu business plan. Evidentemente, era importante criar o mínimo de regras, mas o objetivo era dar espaço à criatividade de uma maneira generosa e livre. O mínimo era ter uma ideia, contá-la e chegar num ponto de defesa, ante um grupo de curadores, gente com entendimento de plataformas diversas. Porque chega ‘de tudo", exemplifica. Uma curiosidade é que o espectro etário foi dos mais amplos. "Em São Luiz, a banca ouviu um garoto de 19 anos e, na sequência, um senhor de 64". No caso do público, digamos assim, "mais jovem", uma curiosidade: muitos candidatos transitam em várias áreas. "É uma geração que não se encaixa em ‘quadradinhos’. Alguns candidatos passaram em mais de uma categoria". Outra peculiaridade é que vários candidatos acabaram, no processo de "trocar figurinhas" com postulantes a outras áreas, firmando parcerias. Camila enfatiza, ainda, o fato de, a cada capital, o evento jogar holofotes à cena local. "Em Minas, por exemplo, vamos levar o Waldick Jatobá, um dos curadores, para uma conversa com o público, inclusive por percebermos que a cena do design é importante aí, na cidade. Ou seja, em cada praça, a gente tenta ‘customizar’ o evento, com música, instalações....". Conversas Em BH, a programação envolve a exposição de obras dos criativos do "Movimento HotSpot", já vista por mais de 30 mil pessoas, no Museu Inimá de Paula, além de palestras, encontros e exibição de curtas, no Memorial Minas Gerais Vale, na Praça da Liberdade. Lá, serão apresentados 24 curtas que concorrem ao prêmio de Filme e Vídeo, selecionados pelo cineasta João Falcão. Entre eles, "Webseriados", do mineiro Alberto Augusto de Oliveira Neto. Sábado (20), o Memorial recebe a dinâmica "Rodas de Conversa", que inclui encontros com Alexandre Herchcovitch, a diretora de redação da revista Elle, Susana Barbosa, e o grafiteiro Speto. A música também é forte presença, com nove novas bandas, da região Sul e Sudeste. O palco? O do Granfinos. http://movimentohotspot.com http://www.movimentohotspot.com/festivais