(Netun Lima/Divulgação)
Celebrada por sua habilidade para improvisar, compor e interpretar novas obras em tempo real, a pianista venezuelana Gabriela Montero vem a BH, pela primeira vez, para se apresentar com a Filarmônica de Minas Gerais, quinta e sexta, às 20h30, na Sala Minas Gerais (rua Tenente Brito Melo, 1090, Barro Preto), sob regência do maestro Fabio Mechetti.
Na ocasião, acontece a estreia mundial da obra “Evocações Sagradas”, encomendada pela Filarmônica ao compositor belo-horizontino Jônatas Reis, vencedor do Festival Tinta Fresca 2015 – concurso promovido pela Orquestra e que se destina a revelar jovens compositores brasileiros.
Gabriela interpretará o Primeiro Concerto para Piano, do russo Shostakovich (1906-1975). O programa se encerra com as Árias e Danças Antigas: Suítes nos 1 e 2, do italiano Respighi (1879-1936). Ingressos entre R$ 17 e R$ 98.
‘Concertos Comentados'
Antes das apresentações, das 19h30 às 20h, o público poderá participar de palestras que abordam aspectos do repertório. O palestrante das duas noites será o maestro Fabio Mechetti, que destacará o diálogo constante da criação musical ao longo do tempo.
O jovem Jônatas Reis, por exemplo, bebe na fonte do período colonial mineiro. Já Shostakovich, na primeira metade do século 20, cita os mestres Beethoven e Haydn. Já Respighi nos leva à música do Renascimento italiano. A entrada é gratuita, aberta às primeiras 65 pessoas que chegarem com o ingresso para o concerto da noite.
Outras informações: 3219-9000 ou filarmonica.art.br