"No Ritmo do Coração", da Amazon, foi escolhido como melhor filme pelo Sindicato dos Produtores de Hollywood (Amazon/Divulgação)
Por mais que as idas ao cinema tenham sido prejudicadas pela pandemia, o Oscar nos leva a um esforço para conferir, pelo menos, os dez candidatos que concorrem ao prêmio principal da indústria do audiovisual dos Estados Unidos.
O trabalho de busca foi bastante facilitado, já que vários concorrentes estão disponíveis em canais de streaming. O Oscar 2022, cujo resultado será conhecido na noite deste domingo, poderá enfim reconhecer uma produção dessas plataformas.
É ainda um assunto polêmico, apesar de o streaming ter, de certa forma, “salvado” o cinema durante a pandemia, com o fechamento das salas de exibição entre 2020 e 2021. A estatueta dourada poderia servir como uma bandeira branca nesse caso.
Depois de bater na trave em 2019, com “Roma” (perdeu para “Green Book: o Guia”), e em 2021, com “Mank” (o vencedor foi “Nomadland”), as chances agora são mais concretas, se levarmos em conta as premiações que antecederam a noite do Oscar.
“Ataque dos Cães”, da Netflix, foi o mais nomeado (12 categorias) e levou o Globo de Ouro. “No Ritmo do Coração”, da Amazon, surge com força na reta final, após ganhar o prêmio do Sindicato dos Produtores – o resultado geralmente é confirmado no Oscar.
A crítica torce para o japonês “Drive My Car” (em cartaz nos cartas, mas pertencente à plataforma MUBI). O longa foi escolhido como o melhor da temporada pela Sociedade Nacional de Críticos de Cinema e poderá repetir o feito do sul-coreano “Parasita” há dois anos.
()