Filmes sobre Grace Kelly e Lady Di registram suas trajetórias, ambas com final trágico

Paulo Henrique Silva - Hoje em Dia
16/10/2013 às 10:24.
Atualizado em 20/11/2021 às 13:23

Lindas, loiras, quarentonas, crescidas na Austrália, atrizes do primeiro time de Hollywood e amigas nos piores e melhores momentos. A já estreita relação entre Naomi Watts e Nicole Kidman ganhou mais ingrediente: as duas acabam de se tornar princesas. Na tela grande, claro.

Naomi é a protagonista de "Diana", dando vida à Princesa Di no filme que será lançado nesta semana no Brasil. Nicole tem a missão de reproduzir a beleza e a majestade da atriz preferida do cineasta Alfred Hitchcock, Grace Kelly, em "Grace of Monaco", atualmente em pós-produção.

Traições

Outra coincidência, agora trágica, marca a história das duas princesas. A americana Grace faleceu em 12 de setembro de 1982, num acidente automobilístico na cidade que adotou (Montecarlo) após se casar com o Príncipe Rainier III. Entre os presentes no funeral, estava Lady Di.

Descendente de aristocratas britânicos, ela já tinha se casado no ano anterior com o Príncipe Charles. Assim como Grace, sofreu com as amplamente noticiadas "puladas de cerca" do cônjuge. Morreu da mesma forma, em Paris, a poucos quilômetros de Montecarlo, 15 anos depois da atriz.

Para retratar as duas famosas princesas, Hollywood convocou diretores estrangeiros: o alemão Oliver Hirschbiegel (de "A Queda! As Últimas Horas de Hitler") comanda a cinebiografia de Diana, enquanto o francês Olivier Dahan (de "Piaf – Uma História de Amor") dirige o set de "Grace of Monaco".

Polêmica

Os filmes são baseados em livros – o polêmico "Diana: Her Last Love", de Kate Snell, lançado agora no Brasil pela Prata Editora, e "Grace of Monaco", de Steven Englund, atualmente fora de catálogo – e não abrangem a totalidade da vida das protagonistas.

"Diana" enfoca os dois últimos anos de Di, quando ela se relaciona com o cirurgião paquistanês Hasnat Khan. A polêmica está no fato de livro e filme alimentarem a tese (nunca confirmada) de que ela teria sido assassinada por um membro das forças armadas britânicas.

Já "Grace" enfoca o papel decisivo da charmosa intérprete de "Janela Indiscreta" na negociação política entre o presidente da França, Charles de Gaulle, e seu marido, no início da década de 60. Na época, De Gaulle ameaçou invadir o principado se Rainier não modificasse as regras tarifárias que faziam de Mônaco um paraíso fiscal.

Amizade é recíproca entre as duas beldades

Naomi Watts (45 anos) e Nicole Kidman (46 anos) são amigas. Naomi nasceu em Kent, na Inglaterra, e Nicole em Honolulu, nos Estados Unidos, mas começaram suas carreiras na Austrália.

Trabalharam juntas em "A Idade das Emoções" (1991), mas Nicole foi a primeira a ir para os EUA, casando-se com Tom Cruise. Quando se separou, foi Naomi quem deu suporte emocional.

Nicole também foi a primeira a ser indicada ao Oscar (em 2002, por "Moulin Rouge"), recebendo a estatueta no ano seguinte, por "As Horas". Naomi foi nomeada duas vezes: em 2004, por "21 Gramas", e neste ano, por "O Impossível".

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por