(Ricardo Bastos)
Os candidatos devem ser inscrever apenas pela internet, no site da seleção do Fies (http://fiesselecao.mec.gov.br/). Não há cobrança de taxas e as instituições de ensino superior devem garantir acesso gratuito à internet para inscrição.
Ao todo, o MEC (Ministério da Educação) oferta 75 mil novas vagas. Contudo, desde o ano passado, a oferta de vagas do programa federal tem caído. No primeiro semestre, segundo ministro Mendonça Filho (Educação), foram 147 mil vagas disponibilizadas.
ampliar o acesso às bolsas de estudos para famílias que também faziam parte do perfil do programa federal, mas que não eram atendidas.
superior a zero na redação.
O candidato ao Fies poderá indicar apenas um único curso e turno de graduação de seu interesse. Ao longo do período de inscrição, o estudante poderá alterar sua opção de vaga.
O resultado do Fies será divulgado no dia 30 de junho. Na mesma data, será divulgada uma lista de espera, para o caso de disponibilidade de vagas após a rodada de oferta. No dia 1° de julho, os pré-selecionados terão de concluir a inscrição no SisFies (Sistema Informatizado do Fies). Já os estudantes da lista de espera que forem pré-selecionados deverão concluir sua inscrição no SisFies no prazo de cinco dias úteis.
Segundo o edital, a escolha dos estudantes no site da seleção do Fies "assegura apenas a expectativa de direito às vagas para as quais se inscreveram, (...) estando a contratação do financiamento condicionada à conclusão de sua inscrição no Sistema Informatizado do Fies -Sisfies".
Leia também:
Financiamento privado e iniciativas de faculdades ajudam aluno a concluir curso superior
MEC anuncia abertura de 75 mil vagas do Fies para o 2º semestre