Mostra com trabalho de Ricardo Stuckert integra programação do evento “Outras Florestas”, iniciativa da ONG Contato para promoção de ações ambientais, culturais e de inclusão social
(Carol Salgado/divulgação Noir Comunicação)
Durante a primeira viagem à Amazônia como profissional de uma revista brasileira, em 1997, Ricardo Stuckert conheceu de perto os Yanomami, um dos maiores grupos indígenas da América do Sul. Fascinado pela riqueza cultural e a capacidade da etnia de preservar história e tradição milenares, Stuckert eternizou o encontro em várias imagens. Uma delas retrata Penha Góes, uma Yanomami de 22 anos, e o clique é até hoje um dos mais importantes da carreira do fotógrafo.
A musa da fotografia que contou toda uma história em um único - e belíssimo - olhar foi novamente retratada por Stuckert, fotógrafo oficial do presidente Luiz Inácio Lula da Silva desde 2003, durante retorno à comunidade quase 20 anos depois. A partir daquele momento, ele passou a registrar mais amplamente a vida dos povos originários como forma de homenageá-los e para mostrar a relevância de um universo fantástico e delicado.
Parte da jornada pelas mais diversas regiões do Brasil transformou-se na exposição “Povos Originários: Guerreiros do Tempo”, que o público em Belo Horizonte pode conferir a partir desta quinta-feira. A mostra traz histórias e fotos, como as de Penha, coletadas durante este trabalho documental. A entrada é franca.
Com mais de 30 anos de uma carreira que inclui a política e o trabalho como diretor de fotografia do longa-metragem Democracia em Vertigem, indicado ao Oscar de melhor documentário em 2020, Stuckert mostra a diversidade e pluralidade da cultura indígena, além de destacar a importância desses povos como guardiões das florestas.
Mais do que retratar as tradições e costumes dos grupos indígenas, sob a lente precisa de Stuckert, revela a beleza e a alma de quem está na linha de frente da luta pela preservação dos recursos naturais do Brasil.
Serviço:
Exposição: Povos Originários – Guerreiros do Tempo – Ricardo Stuckert
Abertura: 15 de Maio às 19h – entrada franca
Local: ONG Contato (Rua Pouso Alto 175, Serra, BH)
Período: 15 de Maio à 31 de Maio de 2025
Visitação: Terça a sexta - 16h às 21h; Sábado - 11h às 17h
Leia também: