Entrada gratuita

FOTOS: Circuito Gastronômico de Favelas promove edição especial no Mercado da Lagoinha

Chefs apresentam pratos que revelam a diversidade e os sabores autênticos das favelas de BH

Do HOJE EM DIA
almanaque@hojeemdia.com.br
19/05/2025 às 19:06.
Atualizado em 19/05/2025 às 20:31
Integra uma proposta ainda mais ampla de fortalecimento da gastronomia periférica: a Casa da Gastronomia Social (Gabi Marques)

Integra uma proposta ainda mais ampla de fortalecimento da gastronomia periférica: a Casa da Gastronomia Social (Gabi Marques)

Dez cozinheiros de comunidades periféricas de Belo Horizonte vão participar da oitava edição do Circuito Gastronômico de Favelas. Eles vão oferecer receitas passadas por gerações. O evento também conta com apresentações musicais e participações especiais, como de uma masterchef. Será no próximo fim de semana, a partir de 12h, no Mercado da Lagoinha, com entrada gratuita. Haverá área de recreação para as crianças. 

No sábado (24) a chef Márcia Nunes, do tradicional restaurante Dona Lucinha, participa de debate com as cozinheiras do Circuito Gastrônomico de Favelas, e comanda a cozinha-show com a preparação da “Canjiquinha Salpicada de Vida”. Segundo ela, o alimento simboliza generosidade. “Um alimento que se multiplica e alimenta 'um batalhão de gente' e que tem um poder nutritivo que, preparado em panela de ferro, contribui para a absorção de ferro e pode atuar no combate à desnutrição infantil”.

No domingo (25), o Circuito Gastronômico de Favelas recebe Beth Coutinho, cozinheira autodidata e especialista em gastronomia mineira, conhecida por sua comida afetiva. Semifinalista do Masterchef+ 2022, ela vai conduzir uma conversa com o tema “Simplesinho mesmo”, mostrando que aprendeu a cozinhar com a mãe, brincando de casinha. 

Circuito oferece ao público o melhor da gastronomia das comunidades
 
Durante o Circuito Gastronômico de Favelas, todas as receitas serão vendidas diretamente pelos chefs participantes, que receberam capacitação sobre gestão de negócios, comunicação, canais de venda e técnicas de preparo de alimentos. 

Com criações originais e representativas da culinária popular, os chefs participantes apresentam pratos que revelam a diversidade e os sabores autênticos das favelas de BH. Lia, da comunidade Barragem Santa Lúcia, apresenta a Língua Recheada com Chips de Batata Doce; Dona Dirce, do Alto Vera Cruz, traz a tradicional Feijoada Senzala; Marlene, do Taquaril, serve o Embolado Berrante; e Izaías, da Vila Maçola, prepara seu clássico Peixe Frito.

Também estarão lá a Lora, do Barreiro, que aposta na suculenta Panceta Crocante; Diones, da Cidade Industrial, que oferece o Pastel Trem de Minas; Wanusa, do Morro do Papagaio, que leva o prato Agromerado; Alexandra, da Vila Nossa Senhora Aparecida, que apresenta o doce Delírio de Limão e outras tortas artesanais; Luana, da Vila Estrela, que traz a sobremesa Delícia da Lua; e Bimbal, da Pedreira Padre Lopes, fechando a lista com sua criativa Paella Mineira.

A programação completa está disponíveis nas redes socias do evento.

Serviço
Circuito Gastronômico de Favelas
Dias 24 e 25 de maio, sábado e domingo
Horário: a partir das 12h
Local: Mercado da Lagoinha - Av. Pres. Antônio Carlos, 821 - Lagoinha, Belo Horizonte
Entrada gratuita

VEJA FOTOS DOS PARTICIPANTES

© Copyright 2025Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por