Galeria: moradora do Norte de Minas, artista autodidata ganha espaço no exterior

Milson Veloso - Hoje em Dia
16/09/2013 às 12:31.
Atualizado em 20/11/2021 às 12:26

Ela começou cedo, aos 13 anos, pintando cenas do cotidiano. Mesmo sem recursos para comprar os materiais de desenho, continuou com o sonho de ser artista e hoje é reconhecida em vários países. Elisiana Alves, 37 anos, natural de Mortugaba, na Bahia, mas que vive em Taiobeiras, no Norte de Minas, já expôs suas obras na Bienal de Florença (Itália), em Nova York (EUA), na Galeria Amsterdam Whitney (Holanda), na Câmara dos Deputados (Brasília), dentre outros lugares.
 
Em novembro, a mineira de coração mostrará o seu talento em São Paulo, na Galeria Spazio Surreale. No mês seguinte, embarcará mais uma vez para a Itália, onde participará novamente da Bienal de Florença. Em janeiro de 2014, será a vez de Roma receber os seus trabalhos.
 
Ainda pouco conhecida pelo Brasil, ela ganha espaço no exterior com obras que retratam principalmente crianças - inspirada na própria infância e pelos três filhos - e o interior do país. "Eu acho que algo de mim permanece preso a essa fase da vida", revela.
 
A facilidade para a pintura ajudou a baiana a criar uma identidade bem delineada, tendo como base aquarela sobre papel de algodão. "...quero pintar aquela gente com aquele rosto e com aquela cor", cita Portinari, um dos seus artistas preferidos, para dizer que gosta das cenas pacatas longes dos grandes centros urbanos.
 
Dividindo o tempo entre a família, a arte e o trabalho como consultora em desenvolvimento sustentável, Elisiana já fez cursos na China, Espanha e Itália, mas sempre volta a Taiobeiras, cidade que escolheu para criar os filhos.
 
O desafio maior nessa rotina é comum a muitos artistas: "viver de arte", comenta. "Mas tenho certeza que ainda consigo. Acabo investindo muito na minha carreira e trabalho hoje com os melhores materiais que existem", acrescenta.

Talento em família
 
Inspiração para a "O Mundo de Sofia", uma das filhas de Elisiana - de apenas cinco anos - já mostra o talento para a arte. A mãe afirma que a garota é muito sensível. "A Sofia tem o próprio cantinho no meu ateliê. Ela gosta de pintar coisas do mar e sobre a nossa família", explica orgulhosa.
 
Onde encontrar?
 
Quem tiver interesse em conhecer mais sobre o trabalho de Elisiana Alves pode entrar em contato com a galeria Errol Flyyn, que realiza o leilão das suas obras, na rua Alagoas, 977, na Savassi, em Belo Horizonte, ou pelos telefones (31) 3318-3830 e (31) 9889-5445. Ela também posta conteúdo no blog pessoal.
 
Confira na galeria abaixo mais imagens da artista:

 

 

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por