Espetáculo retrata a desaceleração do tempo e a relação humana com o tempo
Espetáculo está estruturado como as partes de um livro, com capa, prefácio, dedicatória, sete partes e verso da capa (Igor Cerqueira)
O grupo Quatroloscinco Teatro do Comum estreia a peça “Velocidade”, em 2 de janeiro, no Teatro II do CCBB BH. A peça retrata a desaceleração do tempo e a relação humana com o tempo, e cumpre a temporada até 3 de fevereiro, com sessões de sexta a segunda-feira, sempre às 19h. Os ingressos custam R$30,00 (inteira) e R$15,00 (meia-entrada) com desconto de 50% para clientes Ourocard. Sessões com intérpretes de libras também estarão disponíveis.
O espetáculo está estruturado como as partes de um livro, com capa, prefácio, dedicatória, sete partes e verso da capa. Nas sete partes aparecem situações diversas que tratam da relação humana com o tempo, muitas delas passando pelas relações familiares, rotina de vida no mundo capitalista, relações de trabalho e a morte. O ator e dramaturgo, Assis Benevenuto, explica sobre a proposta da peça-livro. “Essa ideia de uma peça-sonho-poema necessita que o espaço, os figurinos, os objetos de cena, possam ser transformados: precisam estar em cena, mas também precisam desaparecer. Não pode ser aquele cenário fixo, pesado, que imprime apenas uma ideia”.
As sessões com intérpretes de libras serão em 11, 18 e 25 de janeiro, sempre aos sábados. Já em 1 de fevereiro terá uma sessão com audiodescrição. Além da peça, o grupo também irá oferecer um bate-papo após o espetáculo.
O grupo também irá oferecer uma oficina gratuita, “A palavra em cena: habitar o texto”, que ocorre em 22 e 23 de janeiro, das 18 às 22h, no Teatro II. A oficina tem 20 vagas disponíveis para pessoas com mais de 16 anos e uma carga horária de oito horas.
A proposta da oficina é investigar o trabalho do ator a partir do texto em cena: o manejo da palavra falada e suas diferentes camadas de sentido. Serão propostas leituras, exercícios de construção e desconstrução do texto falado e criação de micro cenas, tendo a palavra como ponto de partida. A ação é voltada para artistas profissionais ou em fase de formação e experimentação, estudantes de teatro e público geral interessado. As inscrições podem ser feitas até 19 de janeiro, por meio do formulário: https://forms.gle/mkxTBuxeTBwQn8bc7.
Os ingressos para a peça já estão disponíveis para compra na bilheteria física do CCBB BH e pelo site ccbb.com.br/bh. Você pode obter mais informações sobre a peça pelo site ccbb.com.br/bh ou nas redes sociais: instagram.com/ccbbbh | facebook.com/ccbbbh.
Leia mais