(John Kloepper/Wikimedia Commons)
SÃO PAULO - Um dos membros originais da banda americana de rock Devo, o guitarrista Bob Casale, morreu na segunda-feira (17), aos 61 anos, segundo informou a própria banda em sua página no Facebook.
A causa da morte foram condições não reveladas, que levaram a uma súbita parada cardíaca. Bob e seu irmão, Gerald, estavam com a banda desde sua fundação, em 1973, até as mais recentes turnês.
"Ele [Bob Casale] era meu irmão consciente, um grande artista e talentoso engenheiro de áudio, sempre dando mais do que recebendo", disse Gerald em declaração oficial. "Ele estava empolgado com a possibilidade de Mark Mothersbaugh [um dos fundadores da banda] deixar o Devo fazer shows novamente. Sua morte súbita a partir de condições que levaram a uma parada cardíaca é um grande choque para todos nós."
Embora cedesse os holofotes ao irmão Gerald e ao vocalista, Mothersbaugh, Bob era uma das forças criativas do grupo e tocou em todos os discos do Devo.
A banda, formada na década de 1970 em Akron, no Estado americano de Ohio, foi um dos expoentes do movimento conhecido como "new wave", que misturava música eletrônica e rock.
Bob deixa dois filhos e sua mulher, Lisa. Em 2013, o Devo já havia perdido um de seus membros mais famosos, o baterista Alan Myers.